Tutorial sobre o novo sistema de partículas e física do Blender 2.46

O Blender 2.46 trouxe muitas novidades na parte de animação, mas um dos campos que está deixando os usuários de cabelo em pé é o novo sistema de partículas. Nessa nova versão do Blender, esse sistema foi totalmente reformulado e está muito mais complexo de configurar, com várias opções para simular as mais diversas situações, desde o cabelo de um personagem virtual até fumaça e outros elementos de animação. Agora, o que você acha de misturar o novo sistema de partículas com o Soft Body?

Foi isso que o VenomGFX fez, ele criou um ótimo tutorial sobre a aplicação do sistema de partículas no seu famoso personagem Zanno. Se você é um usuário antigo do Blender, deve estar lembrado dele na splash screen do Blender 2.36, isso já faz mais de 3 anos.

O vídeo é esse:

Para quem quiser uma cópia do vídeo, recomendo uma visita ao Blog do VenomGFX, em que ele disponibiliza o mesmo arquivo do vídeo para download, no formato AVI.

O vídeo não tem áudio, mas com a versão em melhor resolução é possível acompanhar e assistir várias vezes o tutorial. Claro que fica complicado de entender todo o novo sistema de partículas, apenas com esse vídeo, mas com ele você pode conferir como é possível simular os cabelos de um personagem e criar uma simulação com Soft Body, para que os fios dos cabelos possam interagir com campos de força, como o vento.

Para resumir a seqüência do tutorial, o artista faz os seguintes passos:

  1. Configuração de um grupo de vértices, para limitar a emissão das partículas apenas na área do cabelo.
  2. Aplicação e configuração básica das partículas.
  3. Configuração das partículas com o novo menu Particle Edit Properties, que permite literalmente pentear as partículas
  4. Aplicação do Soft Body
  5. Simulação da interação física com campos de força

Aproveite para aprender os procedimentos e tente reproduzir os passos, mesmo que seja na Suzanne. Se você fez o download do vídeo, ainda tem a vantagem de poder assistir várias vezes ao tutorial, para tirar as suas dúvidas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial sobre o novo sistema de partículas e física do Blender 2.46”

  1. Senhor allan eu queria saber que atalho usa para abrir propriedades de particula pq jah tentei e n axei e novamente queria saber como q pinta pq eu uso o editmod mas ele fica quadriculado

  2. Senhor GAbriel,

    As propriedades das partículas só aparecem quando você está no “Particle Mode”, selecione um emissor das particulas e no seletor de modos, escolha a opção “Particle Mode”.

    Você quer pintar? Não entendi a pergunta.

  3. Sr. Allan (Lol)
    Gostaria de saber pra que serve o “Compound” ‘-‘
    Eu crio um plano (static), uma esfera (soft body) e um cubo (rigid body), todos com colisão. Quando aperto “P”, o cubo (bound: cube) colide com o plano(bound: convex hull) e fica lá. Já a esfera (bound: sphere), detecta o plano, colide com ele se deforma e fica “pendurada”, depois transpassa o plano caindo no infinito. Quando eu uso esse “Compound” a espera nem se move, ela fica fixa no encontro dos eixos X, Y e Z no meio da tela. Eu uso o blender 2.50 Alpha 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *