Sempre que precisava passar um exercício como desafio para os meus alunos, escolhia atividades como a edição de um determinado elemento em um modelo 3d, em topologias de difícil manipulação, como as superfícies curvas. Um desses exercícios que gera verdadeiro pavor em modeladores menos experientes é a abertura de buracos em superfícies curvas. Por exemplo, imagine que você tem um modelo cilíndrico e precisa excluir algumas faces, mas deixando a topologia adaptada ao buraco. Para os modeladores menos experientes a solução estaria no uso de operações booleanas, com o uso do Subtract. Mas, essa é a pior solução de todas!

O uso desse tipo de ferramenta, em alguns casos pode literalmente destruir a topologia do modelo 3d, inviabilizando totalmente a animação com o uso de deformações. Sem mencionar que é pouco elegante apresentar um modelo 3d, cheio de faces triangulares e quadradas.

No caso do Blender 3D, ainda existe outro desafio para os modeladores, a falta de suporte as famigeradas N-Gons. O Blender só consegue exibir faces triangulares ou quadradas, portanto o uso indiscriminado de modificadores booleanos ou a exclusão de uma aresta, pode destruir a topologia do modelo 3d.

Se você não sabe como resolver esse problema de modelagem, um tutorial, muito interessante, mostra a técnica necessária para resolver o problema no Blender 3D e ao mesmo tempo, apresenta um ótimo exemplo do uso da ferramenta Retopo.


A Pappy's Blender Blog Video Tutorial “Put a hole in a tube without looking like a noob” from Pappy on Vimeo.

No vídeo é apresentado um objeto circular, em que o autor precisa abrir um buraco seguindo a mesma topologia do modelo 3d, ou seja, o buraco apresentado precisa se adaptar de maneira perfeita a superfície curva.

A solução para isso é ocultar temporariamente as faces que devem ser excluídas e criar um novo circulo sobre essas mesmas faces. Até ai não há nenhuma novidade, mas o autor faz um pequeno extrude nesse círculo e depois com a ferramenta Repoto, ele consegue “imprimir” a forma desses círculos na superfície curva do objeto.

Depois que o Retopo é usado, tudo fica mais fácil! Com as faces devidamente marcadas, tudo que o artista 3d precisa fazer é unir as arestas e excluir as faces desnecessárias.

Se você não tem a menor idéia de como resolver esse tipo de problema, na modelagem 3d, recomendo seguir os procedimentos do tutorial como forma de exercício. A resolução do vídeo está excelente e é fácil de identificar os comandos usados pelo artista, no decorrer do tutorial.