Esse artigo deveria ter sido publicado ontem, mas achei apropriado para uma sexta-feira. Ontem foram publicadas indicações para tutoriais de modelagem 3d, abordando assuntos como a criação de um rosto realista e um machado para jogos de fantasia. Hoje estou indicando a maior seqüência de tutoriais gratuitos que consegui localizar na internet, sobre um único objeto sendo modelado. Um usuário e artista 3d, publicou no Youtube vários vídeos, mostrando o processo completo de modelagem para um veículo do jogo Warhammer. O veículo é extremamente detalhado e consiste em um excelente desafio para qualquer artista interessado em modelagem 3d.

O veículo que é modelado no tutorial é o mesmo da imagem abaixo:

Nesse exato momento, já são cinqüenta vídeos com a explicação completa do processo de modelagem 3d desse objeto. Tudo, absolutamente tudo é abordado nessa seqüência de tutoriais. Você pode encontrar os tutoriais nesse endereço, que levam para a página do perfil do usuário eternal3lade. O software usado para a modelagem 3d nos tutoriais é o 3ds Max.

Quer ter uma idéia de como são os tutoriais? Esse é o vídeo de número cinqüenta, que mostra a modelagem das rodas e parte frontal do veículo.

No vídeo de exemplo já é possível ter uma boa idéia de como é complexa e detalhada a seqüência dos tutoriais. Na maioria dos casos, esse tipo de material é publicado no modo timelapse, em que a velocidade do vídeo é acelerada para economizar no tempo do vídeo, mas fazendo as contas com os cinqüenta vídeos, o conjunto hoje já conta com mais de seis horas de tutoriais.

Devido ao longo tempo de tutoriais, mais de seis horas são suficientes para fazer a alegria das pessoas interessadas em estudar no final de semana.

Mesmo sendo totalmente desenvolvido no 3ds Max, o processo pode ser realizado sem maiores problemas em outras ferramentas 3d, até mesmo em softwares menos focados em modelagem poligonal, como o SketchUp. Já fiz alguns testes no Blender 3D aqui e consegui modelos com a mesma topologia, usando comandos simples, como extrude e a transformação de vértices e arestas.

A seqüência de tutoriais é mais que recomendada!