O final do ano está chegando e com ele começam a aparecer alguns projetos e planos interessantes para 2009, da minha parte estou com muita coisa engatilhada e pronta para começar a produzir. Um desses novos desafios que já posso confirmar para 2009 é uma nova disciplina que aceitei ministrar em um curso no próximo semestre. O tema da disciplina foge um pouco do padrão dos cursos 3d, que é a aplicação de modelagem e animação 3d para a internet.

Esse sempre foi um tema controverso e que requeria truques e outros artifícios para conseguir implementar com sucesso, algum tipo de animação 3d na web.

A antiga NaN que criou o Blender originalmente tinha até planos ambiciosos para o seu plugin Web, que prometia levar material criado em 3d no Blender para qualquer navegador. Os planos e investimentos foram tão ambiciosos, que infelizmente levaram a quebra da NaN e mudou o destino do Blender 3D.

Hoje, a fundação Blender tem planos de voltar a desenvolver o plugin web do Blender, para permitir que arquivos em .blend sejam publicados diretamente no navegar e usuários possam usar animação interativa no navegador. Mesmo sendo uma ótima iniciativa, acredito que esse não é o caminho para divulgar material 3d para a Web. A melhor opção é investir em soluções que envolvam o uso do Flash Player que já está instalado em praticamente todos os navegadores do mundo.

Por isso é que os meus planos para a disciplina envolvem o uso do Blender 3D, Adobe Flash e da Engine 3D para web chamada Papervision 3D. O que é o Papervision? Já comentei aqui sobre o Papervision algumas vezes, mas como faz algum tempo é importante reforçar um pouco mais. Nada melhor que uma demonstração do que ele pode fazer! Esse vídeo abaixo é um conjunto de animações e web sites criados com modelos 3d, animação e finalizados no Flash.

Só para lembrar, tudo que você viu no vídeo é 3d rodando diretamente no navegador web com o Flash! Para finalizar, o papervision 3d é de código aberto assim como o Blender.

Mas, como ele funciona?

Para usar o Papervision você precisa de um software para gerar material em 3d e exportar em COLLADA, é ai que entra o Blender, assim como os componentes para instalar no Flash. Lá no Flash é feita a manipulação dos objetos e o ajuste dos ambientes com os respectivos scripts.

Você precisa conhecer um pouco de ActionScript para conseguir usar a ferramenta.

No meu entendimento essa é a melhor maneira de tratar o assunto no curso, e junto com outras coisas (vídeo e animação) será a minha abordagem. Claro que não será só isso, mas o uso de 3d para a web será feita com o conjunto Blender 3D, Flash e Papervision! Já estou trabalhando nas aulas.

Se você quiser conferir alguns ótimos tutoriais e exemplos do Papervision 3d, recomendo uma visita a esse web site.