Clicky

Tutoriais de modelagem com NURBS no Rhino 3D: Coleção de vídeos sobre modelagem

Dentre os variados tipos e técnicas de modelagem disponíveis nos softwares 3d, uma das que menos comento aqui no blog é a modelagem por NURBS. A maioria dos exemplos e tutoriais na internet fazem referência apenas, ou de maneira mais enfática na modelagem por subdivisão ou uma das suas derivações. Mas, isso não significa que a modelagem usando NURBS é menos importante ou poderosa. Se pudéssemos determinar um problema ou limitação para a modelagem NURBS é a falta de suporte em alguns dos aplicativos mais famosos na área de computação gráfica 3D. Por exemplo, o 3ds Max passou muitos anos sendo considerado um péssimo modelador NURBS e o Blender 3D ainda está com projetos em desenvolvimento para melhorar o seu sistema de modelagem NURBS.

Entre os softwares que oferecem modelagem NURBS como opção, um dos mais completos em termos de ferramentas é o Maya no campo da animação e para representação de produtos existe o Rhino 3D. Para os artistas envolvidos com design de produtos e representação, o Rhino é sem sombra de dúvida uma ótima ferramenta. Caso o artista tenha conhecimentos em AutoCAD, o processo de aprendizagem no Rhino 3D será ainda mais simples, pois ele trabalha de maneira semelhante, inclusive oferecendo até mesmo uma linha de comando.

Para que você tenha uma idéia da vantagem e poder do Rhino como ferramenta de modelagem direcionada à representação de produtos, recomendo uma visita ao canal de um professor de design no Blip.tv em que ele disponibiliza vários tutoriais de modelagem voltados a representação de produtos usando o NURBS do Rhino 3D.

tutorial-modelagem-nurbs-rhino-3d.jpg

Os tutoriais são bem detalhados e longos, com os downloads dos arquivos originais podendo chegar a quase 900MB no formato MOV.

Nos tutoriais podemos acompanhar a modelagem de alguns objetos bem peculiares, como secadores de cabelo e fones de ouvido. É impossível modelar esses objetos com subdivisão? Não, é perfeitamente possível elaborar os mesmos modelos 3d com subdivisão, mas a modelagem com NURBS nesses casos tem uma grande vantagem sobre a subdivisão que é a precisão. Como na modelagem NURBS a maioria dos objetos e superfícies é definida usando curvas, os objetos podem receber parâmetros e dimensões reais no processo de modelagem. Isso é muito útil na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer produto.

Sem mencionar o fado da maioria dos objetos abordados nos tutoriais apresentaram superfícies e curvas, relativamente complexas e difíceis de representar usando subdivisão. Nesses casos o uso de NURBS é mais que justificada. Mesmo que você não seja usuário do Rhino, os tutoriais são um excelente exemplo do que é possível fazer com esse tipo de técnica.

2017-04-11T10:32:12+00:00 By |Modelagem 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Norton Nascimento 23/03/2009 em 9:48 am

    Amigo: Gostaria de adquirir o Rhinoceros original. Não estou conseguindo encontrá-lo. Você poderia, por favor, indicar-me como? Obrigado.

  2. Reinaldo 09/06/2009 em 2:49 am

    Quem conhece um pouco o Rhino sabe que ele e o T-Splines formam o casal perfeito.
    O T-Splines supri algumas lacunas importantes do Rhino, poupando até mesmo o trabalho dos programados do Rhino, acredito eu.
    Acho que não seria uma má idéia a aquisição do T-Splines para que as ferramentas do mesmo passassem de fato a pertencer ao Rhino.

Deixar Um Comentário