Renderização em Wireframe com o Autodesk Maya

A criação de imagens usando softwares como o Autodesk Maya é mais lembrada pelas renderizações extremamente realistas. Uma coisa que muitos artistas e estudantes praticamente ignoram é a possibilidade de trabalhar com grafismos e também ilustrações usando softwares como o Maya, 3ds Max e Blender 3D. Para ter uma boa idéia de como isso é importante para o mercado, e pode alavancar a sua carreira em termos de produção 3d, faça uma visita a qualquer livraria ou gráfica. A grande maioria das imagens produzidas para capas e ilustrações hoje, tem algum elemento de 3d envolvido. Softwares como o Adobe Illustrator e Corel Draw já permitem a criação de elementos simples em 3d, mas ainda assim a melhor opção é trabalhar com suítes.

Esse tipo de imagem é chamada de NPR no jargão técnico da computação gráfica 3d, em que a sigla significa Non Photoreal render. Uma das técnicas mais usadas para criar esse tipo de imagem é a criação de uma renderização usando o modo padrão de shade dos softwares 3d, com a estrutura em wireframe dos modelos 3d aparente. Caso você queira aprender o funcionamento desse tipo de ferramenta no Autodesk Maya, o tutorial abaixo faz uma ótima explicação da técnica, usando um plugin do próprio Maya.

Além da renderização em si, o autor do tutorial aborda o uso de outras ferramentas do próprio Maya, interessantes e necessárias para quem está começando a trabalhar com o software. Por exemplo, ele mostra como é possível selecionar e alterar propriedades da câmera, assim como a cor de fundo de um render. No vídeo o autor não usa nenhuma câmera, mas as propriedades alteradas correspondem à vista em perspectiva.

Outra ferramenta apresentada no tutorial é o Turntable do Maya, que permite criar de maneira automatizada uma animação em que a câmera gira em torno de um ponto fixo. Esse tipo de movimento é muito usado para apresentar e demonstrar modelos 3d, pois faz um panorama em 360 graus de todo o modelo 3d. No final do vídeo é possível conhecer o verdadeiro responsável pela renderização do objeto com a estrutura em wireframe aparente, que é o plugin Vector Render. Para quem não tem, ou sabe usar esses plugins, o autor mostra como é possível carregar e acionar o plugin na renderização.

Caso você seja usuário do Maya ou esteja estudando o software, o vídeo irá ajudar muito no conhecimento desses aspectos como manipulação da câmera, render e animação. O vídeo está em HD, portanto é possível assistir em tela cheia e acompanhar os detalhes como os nomes dos menus de maneira bem clara.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *