Exemplo de aplicação dos grupos de luz no LuxRender e Blender 3D

Entre as diversas ferramentas do LuxRender que ajudam os profissionais e artistas envolvidos com o desenvolvimento de visualização, para projetos arquitetônicos a configuração dos chamados grupos de luzes (Light Group) é um dos mais interessantes. Estou trabalhando na criação e uma cena e resolvi mostrar como é que esse tipo de grupo pode ajudar a criar diversas variações da mesma cena, ou fazer ajustes na iluminação sem a necessidade de executar o render novamente para uma mesma cena. Em praticamente todos os elementos e configurações do LuxRender que aceitam parâmetros de iluminação, como a luz do sol ou objetos que emitam energia luminosa é possível determinar o nome de um grupo.

Na cena exibida na imagem abaixo foram configurados dois grupos de luzes:

lux-grupos-01.png

Existe uma luz do tipo Lamp posicionada na parte externa do cenário que funciona como a luz do sol. No interior do ambiente existem outros pontos de luz, como as arandelas que estão posicionadas nas laterais das paredes. Só para deixar clara a função dessa imagem, esse é um estudo de layout para um restaurante. A idéia é apenas mostrar a organização do ambiente, mas com o LuxRender e o modelo 3d é possível estudar o posicionamento e iluminação do ambiente.

No painel de configuração da luz que simula o sol foi determinado que o grupo de luz se chama “sol” e nas outras luminárias foi determinado que o grupo se chama “arandela”.

lux-grupos-02.png

Assim que o render é iniciado, as luzes estão todas configuradas para renderizar com a intensidade máxima. Agora, quando abrimos o painel de configuração do LuxRender é possível encontrar os controles para os dois grupos. E o resultado quando a luz do sol é reduzida até próximo de zero.

lux-grupos-03.png

lux-grupos-04.png

Quando os controles são usados para fazer com que a luz do sol volte a ter intensidade superior a zero, é quase como se um interruptor fosse ligado no render, fazendo com que a luz natural entre na cena mais uma vez. Com esse tipo de recurso é possível usar a mesma cena a cálculo de interações para gerar estudos de iluminação para diferentes períodos do dia e até da noite.

A cena ainda está sendo modelada, mas assim que estiver concluída eu publico os resultados do estudo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Exemplo de aplicação dos grupos de luz no LuxRender e Blender 3D”

  1. Simplesmente fantástico!!! Isso é um facilitador incrível!!

    Obrigado Allan!!!

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