A produção de material em 3d pode abranger diversas mídias e finalidades, sendo uma das mais interessantes a composição entre conteúdo criado em softwares como o Blender 3d com vídeo gravado em cenários e locações que realmente existem. Depois que o material for criado em softwares 3d, precisamos fazer a composição entre o virtual e o real, em que o maior desafio está no alinhamento entre os ângulos de câmera usados pela câmera real e a virtual. Se esses dois ângulos forem muito diferentes, o processo de composição fica prejudicado e o resultado final deixará transparecer que o material é uma montagem entre objetos 3d e elementos reais.

Se você é usuário do Blender 3D ou até mesmo softwares como 3ds Max, Maya e outros, pode aproveitar os recursos e ferramentas oferecidos pelo Voodoo Camera Tracker para ajudar nesse processo. Um software que faz tracking de camera, permite rastrear e mapear a posição da câmera real em vídeos e passar essas informações para um software 3d. Dessa maneira fica muito fácil criar a composição entre o material produzido em 3d e os vídeos. Caso você queira aprender a usar essa ferramenta para mesclar material em vídeo com objetos criados no Blender 3D, existem dois excelentes tutoriais em vídeo que foram publicados na última semana, que mostram de maneira simples o funcionamento da ferramenta.

A parte de configuração do vídeo no Blender 3D é realmente simples e requer apenas que o vídeo usado para o tracking seja adicionado ao editor de vídeo. Assim que o vídeo estiver no editor, devemos configurar o Blender para renderizar o material adicionado ao editor no formato TGA. Isso resulta na decomposição do vídeo em uma seqüência de imagens, posteriormente importada para o Voodoo Camera tracker.

Durante o vídeo podemos acompanhar a configuração de vários detalhes relacionados ao material, como a resolução e opções de câmera. No Voodoo Camera Tracker, o resultado do procedimento é salvo no formato de um script em Python, que tem as informações de posicionamento da câmera mapeadas usando o vídeo.

Com o material importado para o Blender 3D, podemos trabalhar com a modelagem e composição dos objetos diretamente sobre as imagens do vídeo posicionado como plano de fundo da 3D View. O que resulta em animações e composições que mesclam os objetos reais e virtuais de maneira muito mais eficiente e realista. O Voodoo Camera Tracker pode ser copiado de maneira totalmente gratuita nesse endereço.