Modelagem 3d avançada com SketchUp: Estruturas espaciais

O SketchUp tem fama de ser uma das ferramentas 3d mais fáceis de usar para criar modelos 3d de qualquer nível e complexidade, pelo seu sistema de criação intuitivo que simula o processo de desenho a mão livre. Mas, para alguns projetos de modelagem envolvendo estruturas curvas e mais orgânicas, o SketchUp passa a oferecer alguns pequenos entraves ao processo de modelagem. Quando o tema do projeto é a criação de volumes baseados em formas geométricas primitivas como cubos, cilindros e outros elementos formados por linhas retas ou arcos simples, a modelagem fica bem simples. Por exemplo, repare na imagem que ilustra esse artigo, mostrando uma estrutura espacial estrutural formando a cobertura de uma área interna.

modelagem-avancada-sketchup-estrutura-espacial.png

Para quem não está muito acostumado a modelagem de elementos um pouco diferentes no SketchUp, esse tipo de geometria pode ser um verdadeiro desafio para o estilo de modelagem do software. Como resolver? Existem várias maneiras de desenvolver uma estrutura como essa, sendo que a grande maioria passa pela utilização de plugins ou scripts do SketchUp para ajudar na criação das curvas.

Um usuários dos fóruns SketchUcation publicou o procedimento completo de modelagem dessas estruturas espaciais no SketchUp, mostrando todos os passos e plugins necessários para chegar nessa forma.

Como a estrutura espacial não é formada por tubos, mas por diversos perfis diferentes que são rotacionados sobre um determinado eixo e copiados, usando um procedimento semelhante ao Array polar dos softwares de CAD como AutoCAD. Para conseguir esse tipo de modelagem 3d, as ferramentas do SketchUp como o Push/Pull não são suficientes, sendo necessário recorrer a scripts para fazer esse tipo de transformação.

Além do script especializado na extrusão das formas necessárias para criar a estrutura, precisamos também fazer a união das formas para não acabar com modelos 3d individualizados. O processo é parecido com o famoso Boolean do tipo Union, que está disponível na maioria dos softwares 3d. Caso você tenha começado a trabalhar com o SketchUp criando apenas modelos 3d simples, recomendo tentar criar essa estrutura como forma de exercitar a modelagem de elementos bem mais complexos.

Nunca se sabe quando a criação de algo semelhante será necessário para um dos seus projetos. Com esse tipo de prática, podemos resolver problemas de modelagem de maneira mais rápida em ambientes de produção.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Modelagem 3d avançada com SketchUp: Estruturas espaciais”

  1. Olá Allan Brito,

    Cadastrei meu e-mail a pouco tempo em seu site, tudo que tenho recebido tem sido de grande ajuda. Obrigado e parabéns pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *