Concurso Blender Brasil de modelagem e renderização: Eco Design

O portal Blender Brasil está lançando essa semana o seu segundo concurso de idéias oficial para promover o uso do Blender 3D, envolvendo um tema muito relevante dentro do contexto do aquecimento global. Dessa vez os organizadores decidiram investir no tema Eco Design para trazer uma reflexão sobre o tema e instigar os artistas 3d a criar imagens estáticas, mostrando os efeitos que nossos atos podem ter no aquecimento global. O processo de criação de material para o concurso é bem simples, o que possibilita a usuários iniciantes e avançados participar de maneira semelhante. É necessário visitar esse endereço nos fóruns do Blender Brasil, para abrir um tópico com o seu nome e projeto, que deve ser usado para publicar as imagens e textos demonstrando o seu avanço no concurso.

O vencedor do concurso leva um exemplar do livro Blender 3D Guia do Usuário oferecido pela Editora Novatec, que é a principal patrocinadora do concurso. Ainda não está na lista oficial de prêmios, mas ofereci uma cópia dos livros Blender 3D Architecture, Buildings, and Scenery e Blender 3D 2.49 Incredible Machines como forma de aumentar o incentivo para participar do concurso de idéias.

É muito importante visitar o link com a descrição do concurso nos fóruns do Blender Brasil para ler por completo todas as regras e restrições, principalmente no que se refere ao uso de softwares extras além do Blender 3D e também ao aproveitamento de texturas ou modelos 3d que não foram criados pelo autor do projeto. Na verdade, o uso desse tipo de material é restrito e pode implicar na sua eliminação do concurso.

Ficou interessado?

Caso você tenha interesse em participar do concurso, o mais importante a fazer agora é escolher bem o projeto que deve ser iniciado, assim como encaixar o cenário ou modelo 3d dentro do contexto do concurso. A escolha do projeto é muito importante nessa fase, antes de começar a trabalhar com o Blender 3D. Mesmo que você já tenha um personagem futurista estilo exterminador do futuro, seria muito querer relacionar o mesmo com Eco Design dizendo que as baterias dele são recicláveis.

É hora de pesquisar e encontrar imagens ou objetos que possam representar bem o tema proposto. Por exemplo, uma imagem que mostre ambientes aproveitando da melhor maneira possível a luz do sol, economizando energia:

Mazzali:

Outro exemplo seria o design de um veículos realmente ecológico:

Ecoprodructs Exhibition 2006 (Tokyo)

Tudo vai depender da sua imaginação e se o projeto estiver contextualizado na realidade Brasileira, acho que ganha muitos pontos com o pessoal envolvido na votação.

O projeto também pode seguir uma linha mais de denunciar os vários processos que envolvem a emissão de gás carbônico:

Svartsengi

As possibilidades são as mais variadas! Essas imagens são apenas algumas das idéias que eu mesmo poderia considerar ao entrar nesse tipo de concurso.

Agora é só colocar a imaginação para funcionar e começar o seu próprio projeto. O concurso se encerra em Fevereiro de 2010.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Concurso Blender Brasil de modelagem e renderização: Eco Design”

  1. Allan, como precursor da idéia, fico extremamente feliz em ver a sua aprovação e ajuda ao nosso contest.

    Gostaria de falar com você por e-mail, ou msn, a respeito dos demais livros que você ofereceu.
    Falando nisso, muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *