Clicky

Tutorial Blender e LuxRender: Renderizando líquidos e vidro

A criação de fluidos e líquido em 3d já é uma tarefa extremamente complicada devido a natureza caótica dos objetos envolvidos, e quando o objeto em questão ainda precisa ser configurado com elementos como transparência em vários níveis a coisa complica significativamente. Um dos exercícios que sempre faço com meus alunos nas aulas sobre materiais avançados e transparência é o de líquido dentro de um copo. Mesmo que o líquido esteja parado e sem deformações no recipiente, a simples configuração de diferentes níveis de transparência é um ótimo teste para os conhecimentos recém adquiridos.

Caso você já tenha tentado modelar e configurar a mesma cena sem muito sucesso, existe um tutorial muito simples de seguir que demonstra o processo completo de modelagem de uma taça com líquido dentro. Essa taça poderia muito bem representar vinho ou outro líquido, mas a natureza do mesmo não é importante. O tutorial está dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada a modelagem dos objetos e na segunda parte temos a configuração da cena e dos materiais. Os softwares usados para a modelagem e renderização são o Blender e o LuxRender respectivamente.

A parte sobre modelagem não reserva nenhum segredo em especial, o autor usou basicamente polígonos para representar a taça e o objeto que representa o fluido. O sistema de simulações físicas do Blender não foi usado para representar o líquido.

Para as pessoas interessadas apenas no ajuste dos materiais e da cena como um todo, recomendo assistir apenas ao segundo vídeo. Nessa parte o autor prepara uma simulação semelhante ao que é feita em estúdios fotográficos, conhecida como “Studio Setup”. O segredo para fazer uma simulação como essa, é posicionar pontos de luz em locais estratégicos para que os materiais reflexivos, como o vidro usado na taça reflita a luz e gere um efeito mais realista. Na imagem final podemos perceber pelar partes mais claras no vidro.

Depois é só esperar um pouco na renderização do LuxRender, para que a granulação da imagem seja filtrada e a imagem final fique limpa.

Os vídeos não possuem áudio, portanto será necessário seguir os passos realizados no vídeo para conseguir o mesmo efeito ou adaptar os ajustes apresentados nos seus próprios projetos.

2017-04-11T10:28:04+00:00 By |Blender 3D, LuxRender|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. José Fernando Reinicke 24/03/2010 em 11:52 am

    Olá Allan, Tudo bem?

    Ótimos vídeos!! Principalmente o segundo que apresenta a disposição dos pontos de luz simulando a iluminação em um estúdio fotográfico =)

    Abraços
    Reinicke

  2. Leandro 01/10/2010 em 1:05 pm

    Allan,

    Comecei a uns 15dd a mexer com Blender e estou me apaixonando e tudo que aprendi até agora foi graças ao seu video. Porém estou com dificuldade grande de sair da cena e animação amadora, para algo mais profissional e realista. Por este motivo achei este video. Será que teria como você fazer alguns tutorias dando dicas como tornar o trabalho mais realista?

    at
    Leandro.

Deixar Um Comentário