Surface Sketching ajuda na modelagem orgânica com Blender

A modelagem orgânica de objetos é sem sombra de dúvidas o tipo de criação em 3d que exige mais disciplina e habilidades artísticas. Se o objeto da modelagem ainda precisar passar por softwares ou ambientes de escultura digital, a necessidade de algum tipo de habilidade ou experiência com escultura é ainda maior. Uma das ferramentas usadas para facilitar a criação de versões e correções em modelos 3d orgânicos é a chamada retopologia, presente em boa parte dos softwares 3d que trabalham com modelagem orgânica. A retopologia pode funcionar de várias maneiras, sendo a mais comum a interseção de superfícies com modelos 3d prontos, que geram novos objetos 3d com estrutura mais organizada.

Um artista e usuário do Blender conhecido como Eclectiel, desenvolveu um pequeno script que deve ajudar significativamente o trabalho de retopologia, e também de modelagem orgânica com o Blender 2.50. A ferramenta se chama Surface Sketching e como o nome mesmo diz, o seu objetivo é desenhar superfícies em 3d de maneira automatizada. O script aproveita as opções de desenho existentes no Grease Pencil do Blender, especializado em desenhar sobre objetos na 3D View, fazendo a ligação entre as linhas e criando superfícies em 3d.

Depois que as linhas são desenhadas sobre a 3D View ou sobre outros modelos 3d, podemos acionar um pequeno botão chamado Add Surface, que cria superfícies 3d baseadas em Meshes ligando as linhas. Bem, explicar com palavras é uma coisa, melhor mesmo é visualizar a ferramenta em funcionamento:

Surface Sketching for Blender (timelapse demo) from Blend_Ideas on Vimeo.

Como fica claro pelo vídeo o processo de criação de superfícies 3d, seja para retopologia ou para modelagem 3d mesmo, fica muito simplificada. Basta criar algumas linhas e deixar que o script faça as ligações entre os objetos. Além da facilidade em criar modelos 3d com esse tipo de ferramenta, o que chama a atenção no script é a elegância com que as superfícies são criadas. Repare que em momento algum são adicionadas faces triangulares ou arestas cruzadas na superfície. O resultado é sempre uma malha regular e bem organizada.

Caso você queira fazer o download da ferramenta do Surface Sketching para o Blender 2.50, visite esse endereço. Será necessário usar uma versão de testes do Blender 2.50 superior a Rev 27974 que é posterior a ao Blender 2.50 Alpha 2. Essas versões são encontradas no graphicall.org.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

9 comentários sobre “Surface Sketching ajuda na modelagem orgânica com Blender”

  1. Fantástico!

    Fiquei imaginando as possibilidades. Pra quem já desenha à mão igual eu, vai ser muito bom, principalmente aliado a uma tablet.

    Fiquei imaginando esse mesmo recurso sendo empregado em Bezier Curves para modelagem industrial. Mas o fato de poder, praticamente, desenhar as malhas e aproveitar outros objetos sem depender da organização dos polígonos dos mesmo já é muito interessante.

    Esse recurso de desenhar sobre outro objeto e gerar malhas vai ser útil para modelagem de roupas, armaduras e outros que dependam da topologia de um objeto específico.

  2. Isso é realmente fantástico! Já imaginou esculpir e depois fazer a retopologia em minutos?

  3. Nossa!! muito bacana esse script, como vai facilitar a modelagem orgânica. Mas me veio que poderiamos usar tb para modelagem “convencional”, acredito que daria para usar em blueprints!?

    Muito bom!!!

  4. retopologia dessa maneira fica bem mais facil que a maneira “antiga” do blender, além de ser uma ferramenta muito útil, combinando isso com o sculpt e fazendo o bake do normal map, podemos construir modelos com detalhes em low poly

  5. Pingback: Modelação orgânica no Blender com Surface Sketching « netCAD 3D
  6. Eu fico impressionado com as possibilidades que a inclusão do Grease Pencil trouxe ao Blender.

    Tanto esse script, quanto o Array Sketching e o Etch-a-Ton (para o sketch de Armatures) usam o Grease Pencil como “framework”. Isso, aliado às próprias facilidades do Grease Pencil “vanilla” trazem uma enorme flexibilidade para o Blender. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *