Sculptris: Software gratuito de escultura digital

A escultura digital é uma categoria da modelagem 3d que exige muito dos artistas 3d, principalmente no que se refere a habilidade e experiências prévias com sistemas de escultura tradicionais. Na modelagem poligonal ou baseada em curvas como o NURBS, podemos passar para uma abordagem mais técnica que gera excelentes resultados. Mas, quando o tema é escultura não tem solução, esse tipo de habilidade no manejo e decisão de quando e onde a superfície deve ser editada é fundamental. Para os que gostam de escultura e pretendem se especializar, existem diversas opções de softwares com opções avançadas como o ZBrush e MudBox, ou mesmo o Blender com seu poderoso módulo de escultura.

Se você quiser praticar a escultura digital, mas não tem interesse em dedicar tempo e dinheiro para adquirir uma licença do ZBrush ou MudBox ou aprender o funcionamento do Blender, acabou de ser lançada uma solução totalmente gratuita dedicada a escultura digital. O software chamado de Sculptris é um Freeware que pode ser copiado e usado sem custo algum.

Esse software foi desenvolvido por uma pessoa chamada Tomas Petterson tendo como objetivo apenas a chance de criar uma ferramenta de escultura no seu tempo livre, e sem nenhum tipo de iniciativa para competir com ferramentas mais desenvolvidas ou mesmo comercializar o software.

O vídeo abaixo mostra um pouco do do que o Sculptris pode fazer em termos de escultura digital:

Um ponto negativo para o Sculptris é que o software está disponível apenas para sistemas Windows de 32 bits.

Na demonstração podemos perceber a simplicidade da ferramenta, o que deve agradar muito as pessoas com pouca ou nenhuma experiência com a escultura digital, mas deve frustrar os usuários avançados acostumados com as facilidades de softwares especializados nesse tipo de tarefa. Encare o uso do Sculptris como uma opção rápida e de aprendizado para desenvolver as suas habilidades com ferramentas de escultura. Uma coisa que pode ajudar muito nesse tipo de atividade é o uso de uma mesa digitalizadora, que pode deixar o processo de escultura mais natural.

Mesmo sendo simples e disponível apenas para a plataforma Windows, o Sculptris é uma ótima opção para artistas com pouca experiência e que desejem trabalhar com mais esse tipo de modelagem.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 comentários sobre “Sculptris: Software gratuito de escultura digital”

  1. Grande Allan Brito!

    Valeu pela matéria em pt-BR, esses dias lí sobre o Sculptris no Blendernation, baixei e brinquei com ele… no Linux.

    O Wine rodou-o sem maiores problemas.

    Grande abraço!

  2. Aqui não rodou direito com o wine.

    Os atalhos de teclado fazem o programa travar visualmente, aí tenho que minimizá-lo e maximizar de novo. O estranho é que Mouse+teclado funciona. Ex.: Shift + Scroll controla o tamanho do brush.

    Cícero, Agenor, vocês têm alguma dica para um linuxer iniciante?

  3. Olá, amigos!! baixei o programa, mas na hora de rodar dá esse erro: Failed init extensions. New graphics drivers might help.

    Help!!

  4. Pingback: Sculptris é comprado pela Pixologic « Nvinfo's
  5. Cara esse Sculptris é show, muito facil de usar, pesa só 3 megabites e é facil de usar…me lembrou o zbrush porém tive mais flexibilidade ao usa-lo!
    show…indico até para uma criança.!rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *