Ajustando as normais de faces em polígonos no Maya

Na modelagem 3d baseada em polígonos é necessário cuidado especial na organização de diversos aspectos do modelo 3d. Por exemplo, os artistas devem tomar cuidado com a organização e disposição dos edge loops, para deixar o arranjo das arestas composto de maneira a facilitar futuras atualizações no modelo. Outro ponto importante nessa área é o controle do direcionamento das chamadas normais das faces. Essas são características das faces dos polígonos em 3d que determinam a área visível das superfícies. A falta de controle desse tipo de propriedade pode gerar pequenos defeitos na modelagem, principalmente na suavização do modelo ou em animações procedurais.

Em softwares como o Maya é possível usar um menu especial apenas para controlar a orientação das normais nas faces de modelos 3d. Para quem nunca teve a oportunidade de trabalhar com esse tipo de modelagem no Maya, o vídeo abaixo é uma excelente referência para quem quiser aprender.

No Maya as normais podem ser exibidas usando o menu Display que controla a visualização de diversos objetos e propriedades na Viewport. Na área dos polígonos existe uma opção chamada Face Normals que aciona a exibição das normais, que são representadas por linhas perpendiculares que se projetam diretamente das faces dos modelos 3d.

Os controles dedicados para editar e alterar a maneira com que as normais são exibidas ficam disponíveis quando alteramos o Shelf para a opção Polygon. Quando isso é feito teremos acesso ao menu Normals que agrega todas as principais opções de edição, como o Reverse que inverte as normais de qualquer face que esteja selecionada.

Em outros softwares 3d os ajustes e controles relacionados com as normais das faces estão em lugares diferentes, mas a sua importância é a mesma. Na modelagem baseada em polígonos o controle desse tipo de propriedade é de fundamental importância para corrigir problemas de visualização e suavização em modelos 3d. Geralmente quando acontecem problemas como pequenas manchas nos modelos 3d, o motivo é o alinhamento errado das normais.

Como estou montando minhas aulas sobre Maya novamente, esse tipo de tutorial é de fundamental importância para complementar as explicações em sala e agregar material suficiente para que os alunos possam praticar em casa.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *