Dica de animação: Configurando asas em pássaros

A maioria dos tutoriais e material de referência para animação 3d tem como objetivo ensinar e demonstrar a criação de movimento, usando personagens antropomórficos como base. Isso é natural, se considerarmos que boa parte das animações são focadas nesse tipo de personagem é fácil compreender a razão para essa abundância de informações. Agora, e se precisarmos animar outros tipos de personagens com estruturas diferentes, como é o caso de pássaros? Quando esse tipo de projeto aparece, precisamos recorrer a documentários e material em vídeo para referência. Se você conhecer um ornitólogo ajuda também, mas o material de referência ainda é fundamental.

Um guia muito interessante para as pessoas que gostariam de compreender a mecânica que envolve o movimento das asas dos pássaros em animação, pode ser encontrado nesse endereço que mostra como configurar asas para animação. O material é muito interessante por vários aspectos, sendo o primeiro a sua natureza quase que inédita desse tipo de guia, e a quantidade de detalhes adicionados pelo autor do guia.

animacao-asas.jpg

Entre as principais características desse tipo de movimento está a relação de escala e dinâmica que o movimento das asas causa no corpo da criatura. Observe os aspectos inerentes ao alinhamento e principalmente a configuração das deformações das asas. Esse tipo de aspecto deve receber especial atenção de animadores sem prática nesse tipo de personagem, pois a configuração dos ossos e deformações pode demandar diversos pequenos controles, dependendo dos requisitos de cada projeto.

O guia em si ainda é fortemente embasado em fotografias de aves reais em pleno voo, e também dezenas de vídeos usados como referência para estudos de biodinâmica.

No guia ainda podemos encontrar uma comparação direta entra a estrutura de um braço humano e o das asas dos pássaros, que pode servir como guia para compreender o funcionamento e ajuste na animação.

Para as pessoas que pretendem se engajar em qualquer tipo de iniciativa que envolva a animação de aves, ou personagens com asas, o guia servirá como ponto de partida para a criação dos movimentos, e a validação dos movimentos com elementos reais. Esse é um excelente exercício para as pessoas procurando desafios diferentes na configuração e animação de personagens.

Nem só de humanóides vivem os animadores.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *