Clicky

Blender 2.5: Script adiciona controle total sobre o cursor 3D

Os primeiros contatos com a interface do Blender podem render algumas experiências estranhas, principalmente quando usamos alguns elementos únicos da sua interface como é o caso do cursor 3D. Ainda lembro das primeiras vezes que usei o Blender, e me deparei com esse inusitado alvo no meio da tela que sempre se deslocava quando tentava clicar com o botão esquerdo do mouse. Essa deve ter sido a mesma experiência de outros usuários que migraram de outros softwares, mas depois de um tempo de prática você percebe como esse tipo de recurso é extremamente útil na modelagem e posicionamento de objetos.

Em poucas palavras, o cursor 3D serve como ponto de referência para criar objetos e também um pivô em operações de rotação ou transformações complexas. Por isso, é que quanto mais controle temos sobre a sua localização, menos trabalho teremos na modelagem. Foi pensando nisso que um usuário dos fóruns Blenderartists chamado de Seminumerical, criou e disponibilizou um script chamado de Cursor Control. Essa ferramenta adiciona controles extras ao que já existe na barra de propriedades da 3D View, permitindo fazer muito mais com o cursor.

Blender-2.5-CursorControl.png

Assim que instalamos o script na área de Add-ons do Blender 2.56a, poderemos ter acesso a barra de opções exibida na imagem que ilustra esse artigo. Nessas opções encontramos as seguintes ferramentas para manipular o cursor:

  • Armazenar as coordenadas do cursor
  • Mover o cursor para coordenadas específicas
  • Inverter a posição do cursor para as coordenadas salvas
  • Exibir o local das coordenadas salvas
  • Mover o cursor para o ponto mais próximo de objetos selecionados por vértice, aresta, faces e outros
  • Espelhar a posição do cursor 3D usando vértices, arestas ou faces
  • Mover o cursor para um ponto mediano de uma aresta
  • Mover o curso para a interseção entre duas arestas

Fora essas opções ainda podemos mover o cursor para a origem da cena no Blender, ou de maneira individual para as origens de objetos na cena.

Esse tipo de Add-on adiciona novos níveis de controle a projetos de modelagem desenvolvidos com o Blender, principalmente nos casos em que o tema do projeto é a modelagem com precisão muito comum em visualização para arquitetura, mecânica e topografia.

2017-04-11T10:26:57+00:00 By |Blender 3D|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Fernando de Menezes Ferreira 10/01/2011 em 5:19 pm

    Olá Sr. Alan

    venho acompanhando o seu blog recentemente após ter adquirido seu livro que é muito bom mexo com blender no trabalho a uns 2 anos e seu livro que ganhei de natal tem me ajudado a entender melhor e aprender novas coisas muito obrigado pelo seu trabalho e paciência

    achei muito interessante a matéria e esse add-on é muito util mais lhe deixo uma pergunta ele é somente para 2.5b ou no meu caso q tenho o 2.56 ?
    pois tentei aplicar ele aqui ele realmente aparece na tag do add-on mais não aparece em meu menu

    me desculpe se as perguntas não podem ser feitas aqui

    deis de já obrigado
    e uma excelente tarde e semana para o senhor

    Fernando de Menezes Ferreira

  2. Vando 10/01/2011 em 6:13 pm

    Interessante.
    Mas eu ainda acho contraditorio o cursor 3d no botal esquerdo(ou esquerdo dependendo da preferencia),
    este botal deveria ser usado para algo mais frequente tipo um menu pop up dinamico, etc.
    O cursor deveria ser acessado atraver de outro metodo, para liberar o botao direito, eu pendo assim, quanto mais usado o recurso, mais facil acesso ele deve ter.
    Tambem acho estranho o sistema de unidades do Blender, gostaria de saber porque inventar um sistema ficticio nao usar algo como metros, milimetros.

  3. Vando 10/01/2011 em 6:13 pm

    Digitei botal em vez de botão, foi mal.

  4. Allan Brito 10/01/2011 em 9:25 pm

    Oi Fernando,

    Fico feliz em saber que você está gostando do meu trabalho, e o livro está ajudando você.
    Funciona no 2.56 também.

    Abraços

  5. Fernando de Menezes Ferreira 11/01/2011 em 1:05 pm

    o muito obrigado pela ajuda Sr. Allan

    oi Vando

    em questão do cursor ser no botão esquerdo creio q seja uma particularidade do blender entretanto pode ser alterado isso

    sobre as unidades é possível sim trabalhar com unidades “reais” como as que vc disse mais cada unidade métrica de um programa 3D é diferente 1 unidade no max não é igual a de maya nem do z brush nem outro programa mais nada que num possa ser arrumado

    espero poder ter ajudado abraço

Deixar Um Comentário