Download gratruito do ZBrush

A escolha de uma ferramenta para trabalhar com escultura digital hoje é basicamente polarizada entre dois softwares que são o ZBrush e o Mudbox. Já tive oportunidade de usar ambas as ferramentas em momentos distintos, sendo o ZBrush em ambiente de aula e posso dizer que os dois softwares são muito bons no que fazem, mas sempre tive uma pequena preferência pela ferramentas e opções do ZBrush. Acredito que essa preferência acaba sendo reflexo da maior experiência com o software. Mas, a minha opinião é compartilhada por vários colegas que trabalham com escultura digital, e precisam elaborar propostas para personagens ou modelos baseados em escultura.

O primeiro passo para conseguir estudar o ZBrush é conseguir instalar o software no seu computador para poder praticar, e criar esculturas de teste para dominar o funcionamento da ferramenta. A pixologic que é a empresa responsável pelo desenvolvimento do ZBrush disponibilizou o download gratuito do ZBrush 4 na semana passadam permitindo que usemos o software por um período máximo de 30 dias sem nenhuma restrição no seu funcionamento.

Alien WIP and custom Zbrush UI

Pode parecer pouco, mas durante o período de um curso sobre escultura o uso desse tipo de versão de testes é mais que suficiente para conseguir trabalhar, e principalmente realizar exercícios para aprender o funcionamento do ZBrush.

Para complementar ainda mais o aprendizado do ZBrush, recomendo fazer o download do guia em PDF sobre o funcionamento do ZBrush 4 que foi editado e publicado de maneira gratuita, também pela Pixologic, e aborda as principais opções do software e as ferramentas de escultura usando exemplos práticos de personagens por todo o PDF.

A escultura digital é uma das poucas áreas da modelagem 3d que exige um conjunto de conhecimentos técnicos e habilidades artísticas, pois o uso apenas de técnicas oriundas da criação baseada em polígonos tem pouca aplicação na escultura. Nesse tipo de tarefa a sensibilidade do artista para conseguir adicionar pequenas ranhuras ou texturas nos personagens é fundamental. Por isso, sempre recomendo aos meus alunos que estão começando a trabalhar com o ZBrush, que procurem por cursos ou a prática de escultura em argila para conhecer as técnicas básicas. Isso ajuda muito no uso do software.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Download gratruito do ZBrush”

  1. Olá Allan,

    Estou buscando um estudante avançado de Zbrush que esteja iniciando e queira desenvolver portfolio, cobrando um preço acessivel.

    Sou um empreendedor que esta montando uma pequena empresa de alimentação. Gostaria de desenvolver o mascote da minha empresa em 3D.

    Aguardo contatos no email – alle.gaucho@gmail.com.

    Obrigado.

    Att.

    Alle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *