Tutorial Blender 2.5: Criando grama com partículas

A representação de determinados tipos de objetos sempre será um desafio para artistas 3d, e nesse quesito podemos destacar a vegetação em amplos espaços e cenários. Por exemplo, um projeto que pretende reproduzir a aparência de uma cena com superfície coberta de grama pode ser bem complicada de representar, caso o artista não conheça técnicas que permitam simular a vegetação. Em algumas situações é até possível resolver o problema usando apenas texturas, mas o resultado não se aproxima muito de algo realista.

Outro solução mais drástica, mas que pode causar problemas de desempenho no computador é o uso de geometria para representar a grama, mas o grande número de polígonos pode acabar dificultando a edição do projeto. Mas, nem tudo está perdido, pois existem maneiras de mesclar diversas soluções para conseguir um efeito ao mesmo tempo bom, e que não consome recursos de maneira exagerada.

O que você acha da imagem abaixo, representando uma superfície de grama?

tutorial-grama-Blender-25.jpg

Como resultado de simulação com grama a imagem é muito boa, e você pode acompanhar o processo completo de criação nesse tutorial de modelagem de grama com o Blender 2.5. O procedimento é bem simples e envolve o uso de geometria para representar as folhas da grama, que é distribuída na superfície usando o sistema de partículas do Blender.

A técnica consiste na modelagem das folhas da grama usando polígonos mesmo, para depois transformar essas folhas em um tipo de bloco. Esse bloco é então aproveitado como sendo o padrão de distribuição do sistema de partículas, usando a parte de criação de pêlos e cabelos. O segredo para conseguir o efeito mostrado na imagem são as configurações usadas no painel das partículas, em que podemos atribuir vários modificadores de distribuição para as partículas, fazendo com que a escala e posição sejam definidas de maneira aleatória.

Esse tipo de reprodução de partículas para gerar vegetação gera resultados excelentes, principalmente quando analisamos a iluminação e sombras geradas pela própria vegetação. Pode parecer que não é a solução ideal devido ao uso de geometria para representar a grama, mas pela imagem foca fácil de comprovar que visualmente é muito eficiente nesse tipo de simulação, com carregamento apenas mediano.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial Blender 2.5: Criando grama com partículas”

  1. Cara, vc eh o cara. Trabalho com animação na Secretaria de Educação do Estado do Paraná faz um ano já, esse eh meu perfil e onde trabalho: http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=150.

    Algumas animações estão aki no meu canal, algumas foram feitas no Multimeios e outras estou fazendo em casa:

    http://www.youtube.com/watch?v=PTIDZTr4j7M

    http://www.youtube.com/watch?v=mOwEFfjV7hU

    http://www.youtube.com/watch?v=7r78EPSbdgE

    http://www.youtube.com/watch?v=qtbi4cgomK8

    As animações 3d foram todas feitas no blender. E sigo estudando no seu livro. Aki no departamento a gente comprou seu livro, mas eu tenho um tb. Quero te parabenizar por seu profissionalismo e pela paixão que vc possui por arte digital. Eu tb me encantei com essa linguagem, pintava bastante, meus trabalhos estão no site: http://www.ricardolaranjo.com

    Uma coisa que me deixa curioso é como vc tem tanto conhecimento e tanta informação. Se eu pudesse, nem dormia, ficava 24 horas trabalhando com animação, porque tb eh um trabalho que não rende, rsrsrrs, e se eu tivesse pintando já teria feito uns 200 quadros. Mas é isso, parabéns pelo seu profissionalismo e por sua paixão que influencia e inspira mta gente. Valewww…!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *