Tutorial SketchUp: Modelando uma janela

O uso de referências para criação é algo muito comum na maioria dos processo de produção que envolvem alguma coisa gráfica. Esse é o caso de projetos de ilustração vetorial que usam softwares como o Illustrator, permitindo que os artistas possam copiar formas base, ou mesmo decalcar uma ilustração desenhada em papel e digitalizada com scanner. Para modelagem 3d isso não é diferente, sendo inclusive em algumas situações muito complicado de criar alguma coisa em 3d, sem o uso de imagens com referências. Por exemplo, a criação de personagens é muito facilitada quando usamos imagens de referência para guiar a modelagem.

A modelagem para arquitetura não foge desse contexto, em que muitos usuários gostam de trabalhar na modelagem usando os desenhos técnicos como base para a criação. Em softwares como o SketchUp que trabalham muito bem com ferramentas de precisão e snap, sem a necessidade de muitas intervenções do usuário por meio de teclas de atalho, o uso de arquivos de CAD acelera muito a modelagem. Para demonstrar esse tipo de modelagem no SketchUp, encontrei um vídeo interessante que mostra o processo de modelagem de uma janela no SketchUp.

No turtorial podemos acompanhar o processo de modelagem de uma janela simples, que é acelerado devido ao uso de linhas de referência. Repare que no vídeo o artista usa muito as linhas da janela que já estão presentes na cena, facilitando e acelerando a modelagem. O processo de criação do SketchUp ajuda muito nesse tipo de procedimento de modelagem, mas a diferença mesmo são as linhas. Como a referência está na cena o processo consiste apenas no alinhamento dos objetos recém criados.

Para quem está começando a usar o SketchUp e não faz idéia de como criar esse tipo de objeto no software, o vídeo pode ajudar bastante.

O problema nesse caso é para os usuários que usam o SketchUp 8 gratuito que não podem mais importar arquivos DWG para essa versão do software. Se você quiser saber como importar arquivos DWG para o SketchUp 8, recomendo a leitura desse artigo. Assim você pode aproveitar o uso de referências para modelagem na última versão do SketchUp e acelerar o processo de produção dos seus modelos 3d para arquitetura.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial SketchUp: Modelando uma janela”

  1. Estou muito empolgada com seus videos e aprendendo muito.
    Obrigada por tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *