O uso de referências para criação é algo muito comum na maioria dos processo de produção que envolvem alguma coisa gráfica. Esse é o caso de projetos de ilustração vetorial que usam softwares como o Illustrator, permitindo que os artistas possam copiar formas base, ou mesmo decalcar uma ilustração desenhada em papel e digitalizada com scanner. Para modelagem 3d isso não é diferente, sendo inclusive em algumas situações muito complicado de criar alguma coisa em 3d, sem o uso de imagens com referências. Por exemplo, a criação de personagens é muito facilitada quando usamos imagens de referência para guiar a modelagem.

A modelagem para arquitetura não foge desse contexto, em que muitos usuários gostam de trabalhar na modelagem usando os desenhos técnicos como base para a criação. Em softwares como o SketchUp que trabalham muito bem com ferramentas de precisão e snap, sem a necessidade de muitas intervenções do usuário por meio de teclas de atalho, o uso de arquivos de CAD acelera muito a modelagem. Para demonstrar esse tipo de modelagem no SketchUp, encontrei um vídeo interessante que mostra o processo de modelagem de uma janela no SketchUp.

No turtorial podemos acompanhar o processo de modelagem de uma janela simples, que é acelerado devido ao uso de linhas de referência. Repare que no vídeo o artista usa muito as linhas da janela que já estão presentes na cena, facilitando e acelerando a modelagem. O processo de criação do SketchUp ajuda muito nesse tipo de procedimento de modelagem, mas a diferença mesmo são as linhas. Como a referência está na cena o processo consiste apenas no alinhamento dos objetos recém criados.

Para quem está começando a usar o SketchUp e não faz idéia de como criar esse tipo de objeto no software, o vídeo pode ajudar bastante.

O problema nesse caso é para os usuários que usam o SketchUp 8 gratuito que não podem mais importar arquivos DWG para essa versão do software. Se você quiser saber como importar arquivos DWG para o SketchUp 8, recomendo a leitura desse artigo. Assim você pode aproveitar o uso de referências para modelagem na última versão do SketchUp e acelerar o processo de produção dos seus modelos 3d para arquitetura.