O lançamento do SketchUp 8 trouxe muitas novidades para os usuários do SketchUp em termos de ferramentas, mas acabou com a possibilidade de importar arquivos DWG na versão gratuita da ferramenta. Essa é uma opção de fundamental importância para usuários que estão usando o SketchUp para desenvolver projetos em arquitetura, pois com base nos arquivos DWG, podemos importar os arquivos do projeto em CAD, e trabalhar já em escala na modelagem dos objetos dentro do SketchUp. Ainda na versão 7 do SketchUp esse recurso foi removido da opção gratuita, mas um plugin gratuito que adicionava novamente o recurso foi prontamente disponibilizado pela equipe do Google, mas não foi convertido para a versão 8.

Como resolver isso na versão 8? Na verdade, a versão 8 do SketchUp só tem o recurso para importar arquivos DWG na versão Pro que é paga. Mas, usando um pouco de criatividade podemos contornar esse tipo de contratempo.

Qual a solução? Manter uma instalação do SketchUp 7 junto com a versão 8. Para quem ainda não tentou realizar esse procedimento, a versão 7 do SketchUp ainda está disponível para download. Mesmo que o link aponte para a versão Pro, depois de 8 horas de uso a versão Pro será revertida no SketchUp 7 gratuito. Junto com o plugin que importa arquivos DWG, podemos usar a instalação do SketchUp 7 apenas para importar os arquivos DWG, salvar no formato SKP e depois abrir o arquivo no SketchUp 8.

Link para download alternativo: http://support.google.com/sketchup/bin/answer.py?hl=en&answer=60107

google sketchup power

Se você decidir instalar a versão 7 do SketchUp e já tiver instalada a versão 8, você pode enfrentar problemas no diretório do SketchUp, demandando a instalação da versão 8 novamente. Mas, depois que todo o procedimento for realizado, você terá duas versões distintas do SketchUp para usar e desenvolver os seus projetos.

Esses arquivos estão disponíveis para download hoje, mas nada garante que o Google não possa retirar os links das suas páginas a qualquer momento, portanto corra e garanta já a sua cópia!

Para quem está estudando o uso do SketchUp para aplicação em projetos arquitetônicos, recomendo a leitura da análise que publiquei essa semana do livro SketchUp Pro aplicado ao projeto arquitetônico.