Detalhes construtivos para alvenaria no SketchUp

Algumas vezes os profissionais envolvidos com o desenvolvimento de projetos para engenharia ou arquitetura, podem ficar com diversas dúvidas relacionadas com detalhes construtivos. Isso acaba transparecendo quando falta experiência de obra nos desenhos e acabamentos propostos no projeto.

Para ajudar a sanar eventuais dúvidas sobre detalhes construtivos, fizemos a seleção de uma coleção com diversos modelos 3d para oSketchUp que mostram esses detalhes em três dimensões. O material é organizado por um instituto chamado International Masonry Institute que faz a autoria do material.

Ao abrir os arquivos você vai perceber que material é muito bem detalhado e com as respectivas legendas para os detalhes construtivos.

Além de servir como uma ótima referência visual sobre técnicas construtivas, você consegue também identificar as diversas partes que compõem acabamentos diferentes de paredes.

Por exemplo, você pode identificar que além dos tijolos é necessário uma série de outras camadas para que a parede esteja finalizada.

Você pode aproveitar esse material para enriquecer seus projetos e desenhos técnicos, ou criar material semelhante de estudos para acadêmicos de arquitetura ou engenharia.

É bem provável que você não faça a aplicação desse recurso em projetos comerciais de visualização com SketchUp, mas pode ser algo útil para estudantes de engenharia e arquitetura.

Como fazer o download do material? Os arquivos estão hospedados diretamente no 3D Warehouse do SketchUp e podem ser copiados diretamente pelo link acima. Você pode aprender a usar o SketchUp nos cursos gratuitos do EAD – Allan Brito.