Sempre que você começa a fazer qualquer tipo de renderização usando o Blender Cycles, as imagens resultantes do render apresentam grande nível de granulação. Essa granulação é removida com um incremento no número de samples (amostras) que são processadas no render. Quanto maior o valor, menos granulação sua imagem apresenta no render.

Para ajudar nesse processo, o Cycles possui um recurso chamado Denoiser que aplica um filtro na imagem. O filtro só podia ser visualizado na janela de render do Blender. Mas, uma recente atualização no código do Blender 2.83 deve habilitar o recurso diretamente na viewport.

Um dos pontos negativos do recurso é que você precisa possuir uma placa GeForce RTX para que seja possível habilitar o recurso. Apenas quando o modo OptiX está ativo o Denoiser na Viewport será visível.

Entre as vantagens oferecidas pelo Denoiser com OptiX está o uso de inteligência artificial para remover a granulação das suas imagens no render.

Quanto estará disponível? O recurso deve aparecer no Blender 2.83, que em breve estará em estágio alpha. A próxima versão estável que deve ser lança é a 2.82.