[optin-monster-shortcode id=”hh7oslsimfs1txxsidzm”]

O SketchUp pode parecer uma opção simples relacionada com modelagem tridimensional, mas com o uso de alguns renderizadores externos é possível criar visualização realista com base nos modelos 3d existentes. Então você consegue aliar a técnica simples de modelagem 3d do SketchUp com renderizadores poderosos como V-Ray.

Mas, existem algumas limitações que precisam ser vencidas no SketchUp como a inexistência de pontos de luz. Por exemplo, você não possui no SketchUp uma ferramenta dedicada para simular luzes.

Luz do sol no SketchUp

Isso acaba deixando muitas pessoas confusas. Um caso clássico que encontro entre usuários do SketchUp é a configuração da luz solar. Como controlar a direção e intensidade do Sol em renders?

Diversos softwares adotam uma solução simples que muitas pessoas acabam ignorando. Eles aproveitam os ajustes de sombra do próprio SketchUp.

Esse é um dos principais motivos para ajustar as sombras no SketchUp com base na localização geográfica.

Para fazer esse ajuste no SketchUp você precisa apenas apenas acionar o painel Sombras.

Esse painel é responsável por controlar os ajustes de sombras no software com base na direção. Você escolhe um fuso-horário e depois dia e período do ano para determinar a direção do sol.

Existem controles relacionados com intensidade e contraste da luz. Se você não quiser fazer o ajuste geográfico do projeto no SketchUp, pode simplesmente visualizar a direção do sol para escolher o melhor ângulo.

Se você ainda não conhece o SketchUp e gostaria de aprimorar suas habilidades o EAD – Allan Brito possui diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você.

Entre os títulos está o SketchUp COMPLETO, que é um conjunto com todos os cursos relacionados com SketchUp do site com desconto superior a 70%.