Tabela com atalhos de teclado em português para o Blender 2.5

Os usuários mais experientes de qualquer software acabam recorrendo a muitos atalhos de teclado, exatamente por eles funcionarem como meios rápidos de acionar determinadas ferramentas. Uma das características do Blender é o seu foco em atalhos de teclado, que são usados para muitas das tarefas corriqueiras na edição 3D. Isso é ao mesmo tempo uma vantagem para quem precisa trabalhar com agilidade, e também desafio para os usuários iniciantes, que acabam precisando aprender diversos atalhos de teclado para trabalhar de maneira razoável com o software. Isso fica bem evidente quando preciso trabalhar com qualquer tipo de curso presencial com o Blender, pois os alunos precisam aprender diversos atalhos de teclado, eu mesmo escrevo muitos deles no quadro.

Como forma de facilitar o aprendendizado do Blender das pessoas que estão participando do meu Curso Básico de Blender 2.5, que é totalmente gratuito, acabei de adicionar ao espaço do curso uma tabela com os comandos mais utilizados no Blender. A tabela foi formatada com cores básicas e layout otimizado para impressão, para que você possa imprimir e colocar ao seu lado enquanto usa o Blender.

Tabela-Blender-Atalhos.png

Para fazer o download da tabela, visite o EAD – Allan Brito e entre no curso básico de Blender. A tabela com o conteúdo está na parte superior do curso logo no início. O motivo de colocar esse material lá é exatamente para facilitar o acesso ao material, pois tudo que tiver relacionado ao aprendizado do Blender ou outros softwares será colocado nesse ambiente. Isso facilita o acesso, pois aqui no blog, o fato dos artigos serem organizados em ordem cronológica dificulta o acesso ao material para as pessoas que não acompanham as atualizações dos artigos.

Se você já participou do curso, excelente! Basta fazer o login no ambiente e depois de entrar na área do curso, fazer o download do PDF.

Só para lembrar a todos, que além do curso básico de Blender 2.5, também existe o curso de modelagem poligonal com Blender, que aborda a criação de modelos 3d usando polígonos. As informações sobre como fazer a inscrição nesse curso podem ser encontradas nesse endereço, assim como uma amostra em vídeo de como são as aulas. Para realmente conhecer o curso, inclusive a sua interface, você pode conferir o vídeo abaixo que mostra como funciona o ambiente de aprendizado do EAD – Allan Brito.

Na próxima semana começam as inscrições para o próximo curso sobre Blender que estou produzindo, dessa vez sobre Animação 3D. O curso será focado na produção de animações e todas as ferramentas necessárias para trabalhar com esse tipo de arte no Blender. Você vai aprender a trabalhar com o editor de curvas, Drivers, Constraints e outros elementos. Quem estiver inscrito no curso de modelagem poligonal, poderá fazer a inscrição nesse curso com desconto. O curso de animação terá ao todo 10 aulas!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 comentários sobre “Tabela com atalhos de teclado em português para o Blender 2.5”

  1. Allan, eu estava testando os atalhos e percebi que tanto o atalho de selecinar tudo quando o de adicionar objetos está descrito como “A”, e testando vi que para adicionar objetos é “Shift+A”… Mas a lista me quebrou um galhão, eu sou muito acostumado com as versões antigas e ainda estou meio perdido nas 2.5x… Mas não tem como negar que os novos recursos valem a pena a mudança…

    Abraço

  2. Muito bom allan, eu ja tinha feito uma com alguns atalhos, escrevendo a caneta no papel mesmo. Mas essa ae vou imprimir e deixar aqui do lado, e usar sempre que necessario. Valeu ate +

  3. Bom dia,

    Allan, estou querendo pegar o curso com vc, mas gostaria que fosse disponibilizado para donwload, já que não disponho de muito tempo, já que não sou dá área, sou fisio, e só estudo como hobby… você irá liberar para donwload os videos aulas?

    Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *