Os usuários mais experientes de qualquer software acabam recorrendo a muitos atalhos de teclado, exatamente por eles funcionarem como meios rápidos de acionar determinadas ferramentas. Uma das características do Blender é o seu foco em atalhos de teclado, que são usados para muitas das tarefas corriqueiras na edição 3D. Isso é ao mesmo tempo uma vantagem para quem precisa trabalhar com agilidade, e também desafio para os usuários iniciantes, que acabam precisando aprender diversos atalhos de teclado para trabalhar de maneira razoável com o software. Isso fica bem evidente quando preciso trabalhar com qualquer tipo de curso presencial com o Blender, pois os alunos precisam aprender diversos atalhos de teclado, eu mesmo escrevo muitos deles no quadro.

Como forma de facilitar o aprendendizado do Blender das pessoas que estão participando do meu Curso Básico de Blender 2.5, que é totalmente gratuito, acabei de adicionar ao espaço do curso uma tabela com os comandos mais utilizados no Blender. A tabela foi formatada com cores básicas e layout otimizado para impressão, para que você possa imprimir e colocar ao seu lado enquanto usa o Blender.

Tabela-Blender-Atalhos.png

Para fazer o download da tabela, visite o EAD – Allan Brito e entre no curso básico de Blender. A tabela com o conteúdo está na parte superior do curso logo no início. O motivo de colocar esse material lá é exatamente para facilitar o acesso ao material, pois tudo que tiver relacionado ao aprendizado do Blender ou outros softwares será colocado nesse ambiente. Isso facilita o acesso, pois aqui no blog, o fato dos artigos serem organizados em ordem cronológica dificulta o acesso ao material para as pessoas que não acompanham as atualizações dos artigos.

Se você já participou do curso, excelente! Basta fazer o login no ambiente e depois de entrar na área do curso, fazer o download do PDF.

Só para lembrar a todos, que além do curso básico de Blender 2.5, também existe o curso de modelagem poligonal com Blender, que aborda a criação de modelos 3d usando polígonos. As informações sobre como fazer a inscrição nesse curso podem ser encontradas nesse endereço, assim como uma amostra em vídeo de como são as aulas. Para realmente conhecer o curso, inclusive a sua interface, você pode conferir o vídeo abaixo que mostra como funciona o ambiente de aprendizado do EAD – Allan Brito.

Na próxima semana começam as inscrições para o próximo curso sobre Blender que estou produzindo, dessa vez sobre Animação 3D. O curso será focado na produção de animações e todas as ferramentas necessárias para trabalhar com esse tipo de arte no Blender. Você vai aprender a trabalhar com o editor de curvas, Drivers, Constraints e outros elementos. Quem estiver inscrito no curso de modelagem poligonal, poderá fazer a inscrição nesse curso com desconto. O curso de animação terá ao todo 10 aulas!