A Siggraph que foi realizada no início desse mês representa o melhor espaço para divulgar os trabalhos produzidos por qualquer software 3d, e com o Blender não é diferente. Com o tempo devo publicar aqui no blog todos os demo reels das ferramentas 3d mais importantes do mercado como 3ds Max, Maya, Cinema 4D e todas as outras que aproveitaram a Siggraph para divulgar seus projetos. No caso do Blender a coisa não é diferente, e o pessoal da Fundação Blender organizou uma compilação de projetos criados com o Blender, para exibir ao público durante a feira e agora o material está no Youtube.

O vídeo abaixo é uma excelente demonstração de projetos que representam bem o que pode ser criado com o Blender, sendo alguns deles apenas experimentos de animação e outros são todos destinados a uso comercial como material publicitário.

Os créditos da Demo Reel vão para Mike Pan

Como muitas pessoas me perguntam sobre material criado com o Blender para fins de demonstração em palestras e eventos, agora posso apresentar esse vídeo junto do material que já costumo mostrar sempre que tenho a oportunidade de ministrar apresentações sobre o Blender.

Se você ficou interessado em aprender a usar o Blender, essas são algumas opções que você tem para aprender a usar o software:

  • Curso Básico de Blender – Esse é um curso online totalmente gratuito que você pode começar a fazer agora mesmo, bastando para isso visitar o EAD – Allan Brito e depois de se cadastrar é só entrar no curso e começar a assistir aos vídeos.
  • Curso de modelagem poligonal com Blender – Em 3d tudo acaba começando com um modelo 3d que será posteriormente animado. Nesse curso sobre modelagem poligonal, você aprende a trabalhar com modelagem no Blender, usando uma metodologia idêntica a que foi usada no curso Básico de Blender. O curso requer uma inscrição.
  • Curso de animação 3d com Blender – Com os modelo 3d prontos é necessário animar esses elementos para conseguir criar movimento. O curso aborda as ferramentas de animação do Blender com uma visão mais generalista, aproveitando todos os aspectos envolvidos no processo para conseguir gerar movimento e ter controle sobre os aspectos técnicos da animação. O curso também requer inscrição.
  • Livro Blender 3D: Guia do Usuário (Quarta edição) – O livro é a obra mais completa sobre o Blender do ponto de vista do usuário, pois aborda nas suas quase 500 páginas praticamente todo o Blender. São explicadas as técnicas de animação, modelagem 3d, partículas, curvas, Render, Materiais, Texturas e muito mais.
  • Livro Blender 3D: Jogos e animações interativas – Por último, o meu mais recente livro sobre a parte relacionada com a criação de jogos com o Blender. O livro mostra como é possível aproveitar os chamados blocos de lógica do Blender, para criar jogos sem precisar conhecer programação.