Pré-venda do projeto Mango já começou!

Um dos motores que impulsionam o desenvolvimento do Blender como ferramenta 3d são os projetos chamados de “Open Movie”. A tradução do termo seria “Filme Aberto”, mas isso não soa muito bem em português. O conceito sim é fácil de explicar, e consiste nada mais do que um projeto em que vários artistas se reúnem por algumas semanas, para produzir um curta-metragem de animação usando apenas ferramentas abertas como Blender, GIMP e outros. O resultado do projeto é depois disponibilizado para download e enviado junto com os DVDs, inclusive com o material usado na produção como texturas, modelos 3d e sons.

No início os projetos ficavam a cargo da Fundação Blender, mas depois foi criado um instituto próprio para cuidar desse tipo de projeto. Como eles conseguem os recursos financeiros para tocar o projeto? Simples, por meio de patrocínio e com a pré-venda do DVD do projeto, antes mesmo de iniciar a produção mais pesada. Como agradecimento pela participação, você ainda tem o seu nome inserido nos créditos da animação como colaborador!

Projeto Mango

E o próximo projeto “Open Movie” que tem o nome código de Mango já está com a pré-venda do seu DVD disponível! Para ajudar o instituto Blender a realizar o próximo curta-metragem com o Blender e desenvolver ainda mais o projeto, basta visitar o a loja da Fundação Blender e adquirir o DVD. É necessário usar uma conta do PayPal (34 Euros).

mangoDVD.jpg

Qual o objetivo desse próximo projeto? O Mango terá um objetivo inédito em termos de projetos abertos com o Blender, que será o uso de filmagens reais e atores, compostos com elementos virtuais. Para isso, o Blender vai precisar de ferramentas de composição e Tracking de câmera, que inclusive já existem na versão 2.61.

O que esperar do Blender depois do Mango?

Com a conclusão do Mango, é esperado que o Blender apresente uma grande gama de ferramentas que antes só estavam disponíveis em ferramentas proprietárias e caras, como tracking de objetos e até mesmo captura de movimentos faciais. O vídeo abaixo já mostra um teste realizado usando o próprio Blender.

Esse tipo de projeto geralmente tem um tempo de desenvolvimento de 6 a 8 meses, portanto, acredito que na Siggraph 2012 já teremos os resultados sendo apresentados para uma grande gama de artistas 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *