Demonstração de personagem 3d do projeto Mango

A configuração de um personagem para animação é uma arte, e como em qualquer tipo de arte, precisamos de inspiração e talento para conseguir criar algo realmente único. Um artista 3d que está tentando criar um rig para animação em personagens 3d, precisa unir o seu conhecimento técnico sobre o funcionamento dos softwares ao lado artístico, e pensar no que o animador pode precisar para realizar o seu trabalho. Em grandes projetos é costume dividir esse tipo de tarefa, pois nem sempre o animador possui os conhecimentos necessários para criar bons rigs e o contrário também se aplica a pessoa que cria o rig.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto Mango está tentando compartilhar o máximo de informações possíveis no blog da produção, mostrando o andamento do projeto inclusive dos personagens e também da preparação para conseguir criar as animações. Uma das últimas informações que a equipe divulgou foi o exemplo de rig usado em um personagem robótico. Para quem trabalha com a criação de rigs e animações, a complexidade da estrutura do personagem e o nível de controle já impressionam, portanto fico imaginando a reação das pessoas que nunca trabalharam com esse tipo de tarefa em 3d.

O vídeo abaixo mostra o exemplo do Rig:

O impressionante nesse tipo de estrutura é o nível de controle e preparação que o artista responsável pelo rig precisou, para conseguir configurar tudo, e posso dizer por experiência própria que algumas coisa são bem trabalhosas de configurar no processo de rig.

O projeto Mango é mais um dos Open Movies produzidos com financiamento colaborativo (crowdfunding) pelo instituto Blender, e tem agora foco no desenvolvimento de ferramentas no Blender para integrar material gravado em vídeo com elementos 3d. Em resumo: transformar o Blender em uma ferramenta para criar efeitos visuais!

A equipe responsável está em processo de produção e no final desse semestre devemos ter algo bem concreto em termos de produto final.

E para os que se interessarem por Rigging, recomendo uma visita a página do curso sobre Rigging de personagens com o Blender. No curso você aprende como criar rigs para personagens no Blender, usando controladores semelhantes aos que foram mostrados nesse vídeo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *