Tutorial Blender: Animação com texturas e bibliotecas externas

O Blender possui recursos interessantes para trabalhar com bibliotecas externas e animações usando texturas que muitos usuários atualmente não conhecem. Uma das motivações que sempre levo em consideração para gravar um tutorial qualquer no meu canal do Youtube é a utilidade do recurso apresentado, e nesse sentido a animação com texturas e o uso de bibliotecas externas são dois dos recursos mais úteis do software! É por isso que estou recomendando no artigo de hoje, que faz referência a dois tutoriais publicados no meu canal recentemente, o uso de dois recursos muito importantes do Blender.

No primeiro vídeo você aprende a trabalhar com animação de texturas no Blender que é um recurso muito usado em produções profissionais, pois permite economizar muito poder de processamento na renderização pois tira a responsabilidade de criar movimento da deformação de polígonos e permite gerar animações apenas com a transição de imagens. O Blender possui um modo especial de pintura de textura que pode ser acessado na janela UV/Image editor e no tutorial a seguir você aprende a usar essa ferramenta para animação.

A animação de texturas só é possível graças a possibilidade de animar qualquer coisa no Blender, que foi apresentada na versão 2.5.

O próximo tutorial é igualmente importante e ajuda a explicar como funciona dentro do Blender o sistema de reuso de recursos externos, por meio de bibliotecas. Você já usou o Append e Link do Blender? Esses são recursos importantes para qualquer artista 3d que pretende trabalhar com o uso de bibliotecas de objetos, materiais e outros elementos. Por exemplo, você já pensou como seria mais produtivo ter que configurar materiais e texturas apenas uma vez? E depois ir apenas trazendo esses materiais de outros arquivos para outros projetos? Isso é possível com o Blender, e para descobrir como trabalhar nesse tipo de ferramenta você pode assistir o tutorial a seguir.

A técnica é muito útil e importante para qualquer pessoa interessada em otimizar o seu trabalho com o Blender, e utilizar novamente vários recursos de modelagem e animação outras vezes.

Com o uso das duas técnicas apresentadas nesses tutoriais, você terá muito mais recursos para acelerar a produção dos seus projetos. Se você já assistuiu aos tutoriais no passado, não custa nada lembrar novamente como funcionam as técnicas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial Blender: Animação com texturas e bibliotecas externas”

  1. Seus tutoriais são muito bons, assim como o seu curso de cycles foi muito interessante para mim tambem. Mas quanto ao uso do Append esta tranquilo, mas minha grande duvida é sobre o uso do Link, é de fato impossivel movimentar um objeto linkado? digo isso porque não consigo movimentar os objetos quando dou link.

    Desde ja acradeço a iniciativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *