O Blender possui recursos interessantes para trabalhar com bibliotecas externas e animações usando texturas que muitos usuários atualmente não conhecem. Uma das motivações que sempre levo em consideração para gravar um tutorial qualquer no meu canal do Youtube é a utilidade do recurso apresentado, e nesse sentido a animação com texturas e o uso de bibliotecas externas são dois dos recursos mais úteis do software! É por isso que estou recomendando no artigo de hoje, que faz referência a dois tutoriais publicados no meu canal recentemente, o uso de dois recursos muito importantes do Blender.

No primeiro vídeo você aprende a trabalhar com animação de texturas no Blender que é um recurso muito usado em produções profissionais, pois permite economizar muito poder de processamento na renderização pois tira a responsabilidade de criar movimento da deformação de polígonos e permite gerar animações apenas com a transição de imagens. O Blender possui um modo especial de pintura de textura que pode ser acessado na janela UV/Image editor e no tutorial a seguir você aprende a usar essa ferramenta para animação.

A animação de texturas só é possível graças a possibilidade de animar qualquer coisa no Blender, que foi apresentada na versão 2.5.

O próximo tutorial é igualmente importante e ajuda a explicar como funciona dentro do Blender o sistema de reuso de recursos externos, por meio de bibliotecas. Você já usou o Append e Link do Blender? Esses são recursos importantes para qualquer artista 3d que pretende trabalhar com o uso de bibliotecas de objetos, materiais e outros elementos. Por exemplo, você já pensou como seria mais produtivo ter que configurar materiais e texturas apenas uma vez? E depois ir apenas trazendo esses materiais de outros arquivos para outros projetos? Isso é possível com o Blender, e para descobrir como trabalhar nesse tipo de ferramenta você pode assistir o tutorial a seguir.

A técnica é muito útil e importante para qualquer pessoa interessada em otimizar o seu trabalho com o Blender, e utilizar novamente vários recursos de modelagem e animação outras vezes.

Com o uso das duas técnicas apresentadas nesses tutoriais, você terá muito mais recursos para acelerar a produção dos seus projetos. Se você já assistuiu aos tutoriais no passado, não custa nada lembrar novamente como funcionam as técnicas.