Visualização para arquitetura usando Blender Cycles

O Blender está frequentemente recebendo novas atualizações e ferramentas que abrem oportunidades criativas para artistas nas mais variadas áreas, seja com a adição de opções para fazer tracking de câmera e composição ou então com renderização avançada com o Cycles. No caso dos artistas que trabalhavam com visualização para arquitetura, o desafio era conseguir um bom renderizador que fosse rápido o suficiente para gerar imagens realistas e compatível com o Blender. O Cycles surgiu como uma luva para esses artistas que gradativamente acabam abandonando soluções externas para se dedicar apenas ao novo renderizador do Blender.

Por enquanto, o Cycles ainda requer mais maturidade do ponto de vista dos recursos em comparação com renderizadores mais antigos e que possuem um bom tempo de desenvolvimento. Por exemplo, apenas alguns dias atrás o Cycles recebeu suporte para trabalhar com luzes IES usando Addons.

Mas, ainda assim é possível encontrar artistas criando material de excelente qualidade como o projeto apresentado nesse link nos fóruns Blenderartists, relacionado com visualização para arquitetura. O autor do projeto se chama att.

Render arquitetura com Blender Cycles

Essa é apenas uma imagem do projeto, e ao visitar o link do projeto você pode conferir outras imagens do mesmo ambiente. O projeto foi totalmente renderizado usando o Blender Cycles e segundo a descrição do próprio artista, podemos apontar algumas características interessantes do projeto como:

  • Imagens com 2000 samples
  • Tempo médio de render 2 horas
  • Render usando GPU – Placa GeForce GTX 590
  • Pós-produção das imagens no Photoshop

O Cycles se mostra cada vez mais capaz de gerar imagens realistas como as exibidas nesse projeto, e de acordo com a descrição da técnica de iluminação usada, a composição contou apenas com luzes posicionadas nas aberturas das janelas e uma luz do tipo Sun levemente alaranjada. Isso significa que com um pouco de paciência e testes, podemos facilmente atingir esse tipo de resultado. Claro que bons modelos 3d e texturas ajudam bastante também na obtenção desse tipo de imagem.

Aprendendo a usar o Blender Cycles

Quer aprender a usar o Blender Cycles para renderizar imagens desse tipo? O EAD – Allan Brito possui um curso de renderização avançada usando Blender Cycles que pode ajudar você a entender os recursos disponíveis no Cycles, e configurar materiais e texturas para atingir resultados semelhantes aos do projeto apresentado nesse artigo. Além dos materiais e texturas, você aprende também a trabalhar com as opções de iluminação do Cycles.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *