A representação de cenários e paisagens urbanas em softwares 3d é muito importante em diversos aspectos, que abrangem desde a visualização para arquitetura mesmo até a criação de ambientes para jogos digitais. Nas duas situações é interessante possuir habilidades ou ferramentas para representar da melhor forma possível os elementos que formam esse tipo de ambiente. Mas, caso você pense que é fácil trabalhar com esse tipo de representação, já aviso que os projetos envolvendo grandes paisagens urbanas apresentam o mesmo nível, ou até mais, de dificuldade do que qualquer outro tema na área de computação gráfica 3d.

É por isso que sempre acho muito relevante conhecer como outros artistas 3d resolvem problemas nesse tipo de projeto, e foi exatamente o que uma publicação nos fóruns Blenderartists mostrou muito bem essa semana. Um artista chamado Drabson divulgou imagens do seu último projeto em que o tema é exatamente visualização de ambientes urbanos.

As imagens representam muito bem o tema como um todo, mas além da parte artística do projeto, o que mais interessa nessa publicação está relacionado com o modo de produção das imagens. O artista divulgou junto com as imagens um pequeno Making of descrevendo os passos necessários para gerar imagens desse tipo!

visualização arquitetura Blender

Na descrição podemos entender melhor que para o projeto apresentado foram usados diversos softwares como:

  • Blender
  • GIMP
  • SketchUp

As ferramentas foram usadas para os mais variados propósitos, mas fica fácil de entender que o GIMP foi usado para editar texturas e outros elementos, mas o importante é que a montagem final foi toda conduzida no Blender.

Entre os pontos interessantes do projeto podemos destacar a representação das árvores dentro dos cenários, que apesar de apresentarem pouca variação dentro da cena, acabaram ficando com excelente aspecto do ponto de vista do realismo. O render está bem parecido com clássicos em NPR usados antigamente em arquitetura, quando os artistas responsáveis pelas imagens pintavam tudo usando aerógrafos.

Para quem quiser entender melhor o processo de criação e produção de imagens como essas, recomendo muito a visita aos dois endereços, e quem sabem assim você acaba tendo idéias novas para tentar reproduzir o mesmo tipo de cenário para os seus projetos.

Aprendendo a usar o Blender

Ficou interessado no Blender? Só para deixar claro, o Blender e os principais softwares usados na produção desse projeto em particular são totalmente gratuitos, ou possuem versões gratuitas. O Blender é totalmente gratuito e você não precisa pagar absolutamente nada para usar o software nos seus projetos.

No EAD – Allan Brito você encontra um curso básico sobre o Blender totalmente gratuito, e junto com esse curso básico existem diversas outras opções de cursos caso você queira expandir mais os conhecimentos com o software:

Dúvidas sobre os cursos? Você pode entrar em contato comigo pela página do Facebook do EAD – Allan Brito, e tirar as suas dúvidas por lá, e também curtir a página para receber atualizações sobre os cursos.