Visualização urbana usando Blender

A representação de cenários e paisagens urbanas em softwares 3d é muito importante em diversos aspectos, que abrangem desde a visualização para arquitetura mesmo até a criação de ambientes para jogos digitais. Nas duas situações é interessante possuir habilidades ou ferramentas para representar da melhor forma possível os elementos que formam esse tipo de ambiente. Mas, caso você pense que é fácil trabalhar com esse tipo de representação, já aviso que os projetos envolvendo grandes paisagens urbanas apresentam o mesmo nível, ou até mais, de dificuldade do que qualquer outro tema na área de computação gráfica 3d.

É por isso que sempre acho muito relevante conhecer como outros artistas 3d resolvem problemas nesse tipo de projeto, e foi exatamente o que uma publicação nos fóruns Blenderartists mostrou muito bem essa semana. Um artista chamado Drabson divulgou imagens do seu último projeto em que o tema é exatamente visualização de ambientes urbanos.

As imagens representam muito bem o tema como um todo, mas além da parte artística do projeto, o que mais interessa nessa publicação está relacionado com o modo de produção das imagens. O artista divulgou junto com as imagens um pequeno Making of descrevendo os passos necessários para gerar imagens desse tipo!

visualização arquitetura Blender

Na descrição podemos entender melhor que para o projeto apresentado foram usados diversos softwares como:

As ferramentas foram usadas para os mais variados propósitos, mas fica fácil de entender que o GIMP foi usado para editar texturas e outros elementos, mas o importante é que a montagem final foi toda conduzida no Blender.

Entre os pontos interessantes do projeto podemos destacar a representação das árvores dentro dos cenários, que apesar de apresentarem pouca variação dentro da cena, acabaram ficando com excelente aspecto do ponto de vista do realismo. O render está bem parecido com clássicos em NPR usados antigamente em arquitetura, quando os artistas responsáveis pelas imagens pintavam tudo usando aerógrafos.

Para quem quiser entender melhor o processo de criação e produção de imagens como essas, recomendo muito a visita aos dois endereços, e quem sabem assim você acaba tendo idéias novas para tentar reproduzir o mesmo tipo de cenário para os seus projetos.

Aprendendo a usar o Blender

Ficou interessado no Blender? Só para deixar claro, o Blender e os principais softwares usados na produção desse projeto em particular são totalmente gratuitos, ou possuem versões gratuitas. O Blender é totalmente gratuito e você não precisa pagar absolutamente nada para usar o software nos seus projetos.

No EAD – Allan Brito você encontra um curso básico sobre o Blender totalmente gratuito, e junto com esse curso básico existem diversas outras opções de cursos caso você queira expandir mais os conhecimentos com o software:

Dúvidas sobre os cursos? Você pode entrar em contato comigo pela página do Facebook do EAD – Allan Brito, e tirar as suas dúvidas por lá, e também curtir a página para receber atualizações sobre os cursos.

 

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *