Você sempre teve curiosidade de conhecer as técnicas e métodos, utilizados pelos profissionais em animação para criar aqueles fantásticos filmes em computação gráfica?

Eu também sempre tive, mas infelizmente a Pixar ou a Blue Sky não disponibilizam seus arquivos para consulta pública por motivos obvios! Caso você ana tenha essa curiosidade, nós agora temos uma execelente fonte de consulta, graças aos nossos amigos da fundação Blender!

Foi lançado no início desse ano o primeiro Open Movie, totalmente desenvolvido com o Blender e disponibilizado de maneira gratuita na Internet. Mas o melhor disso é que não apenas o filme foi disponibilizado, mas todos os arquivos utilizados na produção! É possível assistir a animação e depois abrir os arquivos utilizados na produção. Assim você pode estudar as técnicas de modelagem, animação e iluminação que os profissionais envolvidos no projeto utilizaram.

Interface do Blender com o projeto Orange

Essa é uma oportunidade única para usuários do Blender e de outros softwares também. Para fazer o download dos arquivos da animação visite:

http://orange.blender.org

O título da animação é Elephants Dream. A produção foi financiada com a pré-venda do dvd e doações de usuários, então se você está interessado em contribuir para que exista um Elephants Dream 2, é muito importante contribuir!

Não deixe de conferir essa animação e fazer o download dos arquivos da produção. No site da produção, também existem legendas em português para que todos consigam entender o filme.