Estava preparando o material para as minhas aulas sobre animação, e me deparei com alguns tópicos relacionados a execução de projetos de computação gráfica. Achei alguns tópicos interessantes sobre a produção de uma animação, como a formação da equipe necessária e as funções de cada profissional dentro da produção.

Claro que essas funções são baseadas no mercado americano, que tem mais recursos para produzir esse tipo de material. Mas nada impede que esses cargos possam servir como referência para qualquer um que queira produzir uma animação.


Vamos ver as pessoas que formam uma equipe de produção para uma animação:

  • Produtor: Existem vários tipos de produtores como o produtor executivo e o supervisor de produção. O produtor executivo trata da produção em termos de negócios. Lidando com clientes e conseguindo os recursos financeiros para o projeto. Já o supervivor de produção, gerencia a execução diária da animação. Algumas produções de maior porte podem possuir mais produtores, segmentados em diversas áreas.
  • Roterista: Essa pessoa é a responsável pelo desenvolvimento da história desde o enredo da animação até os diálogos dos personagens. O roteirista deve ser muito criativo e ter um senso apurado, para o desenvolvimento de enredos e personagens.
  • Storyboards/Pré-visualização: Essa parte da equipe fica responsável pela pré-visualização da animação, no formato de storyboards. As pessoas que compõe essa parte da equipe precisam possiur habilidades com desenho, seja ele no computador ou a mão livre.
  • Diretor: Esse é o lider do projeto. O diretor é quem vai supervisionar todas as fases da animação, e direciona a produção de acordo com as suas aspirações artísticas. Esse é o profissional que pode definitivamente determinar o resultado final da produção, já que o mesmo tem o poder de alterar removendo ou adicionando elementos.
  • Atores: Caso a sua animação venha a possuir narração ou personagens com diálogos, será necessário selecionar atores para gravar esses diálogos.
  • Modelador: Esse profissional é um escultor digital. O ideal é que esse profissional consiga criar personagens que possam ser animados de maneira eficiente. Alguns modeladores também tem habilidades na modelagem para cenários e ambientes, mas é mais dificil encontrar profissionais com habilidades nos dois tipos de modelagem.
  • Texturas/Iluminação: Depois que os modelos estão prontos, o profissional responsável pelas texturas deve pintar os mapas necessários para contextualizar os cenários e personagens. Esse profissional deve ter habilidades em pintura digital. Alguns profissionais em alguns casos até escrevem shaders especiais para aplicar em itens da animação. Algumas produções também aproveitam esses profissionais para realizar a iluminação de cenários.
  • Iluminador: Esse profissional é responsável pela iluminação dos cenários na animação. Além de habilidades artísticas na iliminação de ambientes, esse profissional deve possuir conhecimentos sobre fotografia e iluminação de cenários reais.
  • Animador: O animador fica com a responsabilidade de dar vida aos personagens. Esse profissional deve possuir conhecimentos sobre atuação, anatomia e dinâmicas de movimento. Além de um excelente Timing para atuação, já que ele vai ter que expressar os sentimentos dos personagens usando em algumas situações, apenas os seus movimentos.
  • Diretor Técnico: Esse profissional tem conhecimentos técnicos apurados nas áreas de modelagem, texturas, iluminação e animação. Além disso ele tem profundos conhecimentos sobre os softwares utilizados na produção e habilidades de programação também. Quando é necessário o Diretor Técnico pode escrever pequenos plugins para auxiliar em alguma tarefa da produção.
  • Suporte Técnico: Devido a grande quantidade de equipamentos envolvidos na produção de uma animação, um suporte técnico é essencial para manter todos os equipamentos funcionando.
  • Operador de áudio: Esse profissional é o responsável pela captura do áudio necessário para a animação. Desde as vozes dos atores até os efeitos sonoros. Algumas produções também adotam um profissional que faz apenas a sonoplastia.
  • Compositor/Editor: Quando a animação está toda concluída é necessário fazer a pós-produção e a montagem. Esse profissional deve fazer a montagem da animação e realizar a pós-produção necessária.
  • Administrador: Claro que com todo esse pessoal trabalhando é necessário alguém para gerenciar os aspectos administrativos da produção. Como pagamentos, agendamentos e outros.

Como você pode ver a equipe necessária para criar uma animação geralmente é grande. Mas geralmente aqui no Brasil devido as nossas limitações orçamentárias uma pessoa apenas pode acumular várias dessas funções, ou até mesmo todas!
Esses cargos/funções foram reunidos com base em algumas pesquisas que eu realizei em livros e na internet.