Sempre que abordo o tema “animação”, nas minhas aulas, recebo várias perguntas relacionadas a mensuração correta do tempo em animações. Esse é um assunto que deixa vários animadores, confusos no início. Qual é o segredo para fazer uma boa animação? Já tive que responder a essa pergunta várias vezes.

Para fazer uma boa animação, você precisa começar a trabalhar o “timing” da animação. Essa palavra timing, é usada com frequência no meio artístico para identificar uma boa performance de um ator. Com certeza, você já deve ter escutado a expressão “aquele ator tem um bom timing para comédia”.


Pois um bom animador, também deve possuir um bom timing. Mas como é possível desenvolver esse timing? Com muita prática e observação. Você deve observar com olhar crítico, como os objetos se movimentam. Esse timing deve dar significado ao movimento dos objetos em animação.

Você pode criar movimento de maneira muito fácil, deslocando um objeto do lado esquerdo do seu monitor até a direita. Mas isso será apenas movimento e não animação. Sempre que eu vejo um projeto de animação, com movimentos elaborados de maneira básica, percebo como esse assunto é deixado de lado pelos animadores iniciantes. O foco deles está tão direcionado para a ferramenta de animação, que a parte mais artística é deixada de lado.

É preciso lembrar que na natureza, as coisas não se movem apenas. Lembrando um pouco as aulas de física, a primeira lei de Newton diz que um objeto só adquire movimento, se alguma força for aplicada a ele. O movimento que um objeto realiza em uma animação é tem importância secundária. O aspecto mais importante se resume a como as ações de um objeto, transmitem as forças que o estão influenciando!

Com objetos inanimados, geralmente alguma força causa o seu movimento, como a gravidade. Já com seres vivos, além das mesmas forças que influenciam os objetos inanimados existem as contrações dos músculos. O mais interessante sobre o movimento de objetos “vivos” é que os seus movimentos podem ser motivados. Sim! O entorno, instintos ou alguma motivação em particular.

Que lição podemos tirar disso? Bem, sempre que você for criar uma animação, é importante considerar alguns aspectos:

  • Quais as forças estão influenciando o movimento do objeto?
  • Existe algum obstáculo?
  • Qual a motivação para esse movimento?

Para um ator representar essas forças e situações é fácil, mas para um animador é ainda mais complicado. Pois ele terá que aliar um conhecimento técnico considerável na ferramenta que ele está utilizando, com uma ótima percepção em atuação e representação dramática! Então um bom animador, deve ter pelo menos alguma noções de atuação.

Caso você queira saber um pouco mais sobre princípios de animação, eu recomendo esse sítio:

http://www.evl.uic.edu/ralph/508S99/contents.html

Esse é um artigo que fala sobre vários princípios de animação. Infelizmente está todo em inglês, mas com o tempo eu prometo que tento traduzir alguns desses tópicos!