Você já ouviu falar sobre o termo Animatic? Quem sabe então Leica Reel? Os dois termos significam a mesma coisa na área de animação e cinema, sendo o Animatic o mais utilizado hoje em dia. Mas o que é um animatic? Como isso pode auxiliar na produção de uma animação?

Um animatic ou Leica Reel, nada mais é do que um storyboard animado, que além das imagens do storyboard também pode utilizar as músicas já selecionadas para a animação e vozes. Algumas produções utilizam até animações no animatic para verificar o tempo em que acontece a animação.

Essa é uma parte fundamental no processo de criação de animações e filmes hoje em dia, já que é possível ter uma boa impressão de como vai ficar a montagem final do filme ou animação antes mesmo de começar o processo de produção. Nesse ponto a equipe de direção pode assistir a pré-visualização do filme com o animatic, assim é possível cortar alguma cena desnecessária, ou até mesmo tomar a decisão de produzir uma nova cena para complementar alguma coisa na história.

Mas como produzir um animatic? Existem várias maneiras e elementos que você pode utilizar para produzir um animatic:

  • Utilize imagens estáticas em sequência, como em um slideshow. O tempo que cada uma dessas imagens aparece deve ser o mesmo previsto para a cena completa. Adicione a trilha sonora e as vozes dos personagens.
  • Na produção de uma animação, utilize modelos 3d simplificados. Aplique nesses modelos movimentos simples também, apenas para mensurar o tempo da animação. Por exemplo, um personagem que deve passar caminhando ao lado da câmera, pode ser substituido por um modelo estilizado que “flutua” pelo mesmo caminho percorrido pelo personagem. Isso vai mostrar se o deslocamento do personagem está rápido ou lento para a cena.
  • Sempre adicione a trilha sonora ao animatic, assim será possível verificar se as músicas estão de acordo com as cenas e até validar possíveis sincronias entre a ação e o áudio.

Sempre que você for começar uma produção, nunca deixe de produzir um animatic. Apesar de parecer retrabalho, você vai estar exatamente evitando problemas na finalização da sua produção.