Para quem não sabe, na última semana foi lançada uma nova versão do Blender. A versão 2.43 trouxe várias novas ferramentas e algumas modificações no software. Estava aqui garimpando as novidades e encontrei uma que vai ajudar a todos que trabalham com visualização arquitet�nica, assim como eu. Agora é possível deslocar o enquadramento da câmera sem necessariamente ter a necessidade de alterar a sua posição! Calma que eu explico.



Nas propriedades da câmera do Blender, agora existe uma opção chamada Shift. Ela aparece quando selecionamos uma câmera e entramos no Edit Mode. Veja a opção na Figura 01.

Shift01

Figura 01

Com essa opção é possível deslocar o enquadramento da câmera nos eixos x e y. Isso sem alterar a posição da câmera! Mas em que isso pode ajudar? Com isso nós podemos agora encontrar um bom ângulo de visão sem a necessidade de se preocupar com o enquadramento do nosso modelo. Assim é possível deslocar a câmera com maior liberdade e assim que o ângulo cero for encontrado, é só ajustar o enquadramento com o Shift.

Veja no exemplo mostrado na Figura 02, que movimentando a câmera eu consegui encontrar um ângulo para a câmera que simula uma perspectiva com um ponto de fuga definido.

Shift02

Figura 02

Agora tudo o que eu preciso fazer é alterar os valores do Shift, para que o enquadramento da câmera seja alterado para o modelo 3d(Figura 03). Assim eu continuo com a minha visão e o ponto de fuga desejado, sem precisar deslocar a câmera do seu lugar.

Shift03

Figura 03

Agora temos mais essa opção para executar perspectivas arquitetônicas na nova versão 2.43 do Blender. Essa é só uma das novidades, como ainda faz pouco tempo que ele foi lançado ainda temos muito o que descobrir. Mãos a obra!