Ontem foram anunciados na Blendernation os projetos relacionados ao Blender que foram aprovados no programa Google Summer of Code. Um deles é relacionado a umas das ferramentas mais aguardadas no Blender, pelo menos na área de modelagem técnica.

Caso você já tenha tentado realizar algum tipo de Bevel ou modelo com cantos arredondados sabe do que eu estou falando! Pois é, um dos projetos propõe o desenvolvimento de um modificador Bevel e outro que cria cópias paralelas de objetos, de maneira semelhante ao Offset do Autocad.

Mas o que é Bevel e para que eu preciso disso?Essa é uma ferramenta muito usada para arredondar os cantos de modelos 3D. Assim fica fácil criar modelos com bordas suaves. Veja um exemplo na figura abaixo:

O modelo fica com uma aresta arredondada. Para fazer esse bevel, foi utilizado o Script Bevel Center.

Hoje em dia isso só é possível de ser realizado com um Script chamado Bevel Center, mas como ele é um Script e não está integrado com os outros modificadores do Blender, fica difícil integrar com outras ferramentas.

Quem vai se beneficiar em muito com esse novo modificador, são as pessoas que trabalham com modelagem geométrica ou para arquitetura (como eu!).

Provavelmente teremos novidades sobre esse modificador até meados de Agosto. Quem sabe no Blender 2.44. Outras ferramentas gráficas também tiveram projetos do Google SOC 2007 aprovados, como é o caso do Inkscape. Vamos esperar pela melhorias!