Os profissionais que trabalham com o Adobe Premiere tiverem uma grata surpresa nos últimos dias. A Adobe anunciou o lançamento de uma atualização para o Premiere que agora também vai se chamar Premiere PRO CS3, se integrando assim a família CS3. Fora o anúncio do lançamento, os usuários ficaram surpresos ao ver a Adobe disponibilizar para download uma versão Beta do Premiere, que pode ser copiada e instalada gratuitamente, fato esse inédito na história da Adobe.

Premiere CS3 Logo


No início dessa semana, escrevi um artigo falando do lançamento do Final Cut Studio 2, que é o pacote de edição para vídeos da Apple, concorrente direto do Premiere. Para poder competir com o pacote da Apple, a Adobe adicionou vários recursos novos nessa versão CS3, principalmente na área de autoração de DVD`s e recursos para editar vídeos em alta definição (HD).

Sem falar que o Adobe Encore CS3, agora acompanha o pacote. Para que não conhece, o Encore é o software da Adobe para autoria de DVD`s.
Entre as novidades listadas na página sobre o Premiere/Encore CS3, podemos destacar:
Recursos melhorados para autoração de DVD`s
Exportar DVD`s no formato Blu-ray
Grava discos direto para DVD, sem a necessidade de outros softwares
Exporta para dispositivos móveis
Edição mai eficiente
Pesquisa aprimorada de arquivos na janela de projeto

Uma outra novidade nessa versão é a volta do Premiere para a plataforma Mac. Já faz um bom tempo, desde que o antigo premiere se transformou em Premiere Pro que não existia nenhuma versão para o sistema operacional da maçã.

O tempo em que o Premiere ficou ausente da plataforma Mac foi muito grande e no início, será muito difícil recuperar o terreno perdido para o Final Cut, já que a grande maioria dos profissionais que trabalham com edição de vídeo no Mac, já estão habituados e satisfeitos com o sistema. Sem mencionar a grande quantidade de ferramentas que acompanham o Final Cut Studio 2.

O foco principal do Premiere ainda serão os usuários baseados no sistema operacional Windows, que não tem como investir em um Mac para fazer as suas edições. Claro que essa é a opinião de uma pessoa que não utilizou o sistema ainda, estou apenas expressando o meu ponto de vista.

Caso você tenha interesse em fazer o download da versão beta do Premiere, para avaliar o software visite o sitio da Adobe Labs. Lá está disponível a versão Beta, para download gratuito. Mas é bom já ir ficando ciente que os requisitos de hardware para o Premiere sofreram um incremento significativo (Assim como todos os softwares da família CS3).

Nas minhas pesquisas pela internet, descobri um sítio que oferece um curso gratuito sobre as novidades do Premiere PRO CS3.

Devo salientar que esse não é um curso completo, mas apenas uma apresentação dos novos recursos.
Outra ferramenta que também ganhou uma atualização e pode ser copiada, na versão beta, foi o After Effects que agora também se chama After Effects CS3. Ainda não li com detalhes o sítio da Adobe sobre as novidades existentes nessa versão, mas assim que eu souber publico aqui!