O Blender está prestes a ganhar mais uma atualização, que provavelmente será a última versão da série 2.4X. Apenas dois meses se passaram desde que a versão 2.43 foi lançada e a fundação já planeja para esse mês a versão 2.44. Mas quais são as novidades dessa versão? O que mudou?

A versão 2.44 apenas corrige alguns bugs encontrados no Blender 2.43, já que os desenvolvedores estão reservando as mudanças mais drásticas para o final do ano, quando está previsto o lançamento do Blender 2.50! Mas ainda assim novas ferramentas, mesmo que poucas estão sendo adicionadas ao Blender 2.44. No site da fundação existe uma página que mostra as mudanças no Blender desde o lançamento da versão 2.43, nessa página estão listadas algumas das novidades previstas.

Claro que algumas dessas ferramentas estão a mais tempo na “fila”, e estão causando um certo alvoroço na comunidade de usuários do Blender. Como por exemplo, a possibilidade de utilizar Subsurface Scattering (SSS), direto no render padrão do Blender! OBS: Amanhã publico um artigo mais detalhado sobre o SSS.

Quem quiser já pode fazer o download da versão de testes do Blender 2.44 para utilizar suas novas ferramentas. Sempre que uma nova versão é lançada, vários usuários ficam perdidos, procurando o local em que os novos recursos foram adicionados. “Onde é que aquele recurso fantástico está disponível?”

Depois de fazer o download e instalar a versão de testes, comecei a procurar as novidades. Mostrerei onde encontrar algumas delas. Não vou mostrar todas, apenas algumas das novidades para começar.

Image Browser

Agora existe uma maneira de visualizar imagens dentro do Blender, com a janela Image Browser. Para acessar essa nova janela, utilizamos o seletor de janelas.

Figura 01 – Image Browser

Figura 02 – Selecionando a janela

Agora é possível visualizar texturas e mapas, dentro do próprio blender. Sem a necessidade de outra ferramenta de visualização.

Subsurface Scattering

Essa provavelmente será a ferramenta mais discutida nessa nova versão do Blender. Para poder agrupar todas as suas configurações, um novo menu foi adicionado no painel de materiais chamado SSS.

Figura 03 – Subsurface Scattering

Como utilizar essa ferramenta? Bem, não vou me adiantar muito, mas estou preparando um artigo só sobre o SSS. Então logo você poderá conferir um tutorial aqui. Por enquanto posso dizer que acionando o botão Subsurface Scattering e pressionando F12 a mágica acontece! 😉

Modificadores Cast e Smooth

Novos modificadores foram adicionados, os novos modificadores se chamam Smooth e Cast. O modificador Smooth, tem uma função parecida com o Smooth disponível no Mesh Tools do Blender. Já o Cast deforma os vértices de um modelo em formas esféricas, cilíndricas ou cúbicas.

Figura 04 – Modificadores

Espere por um tutorial nos próximos dias!

O tempo está passando e logo teremos a versão oficial. Lembre que não há garantias de que essas ferramentas estejam na versão oficial, já que podem ainda ser encontrados bugs graves. Caso você queira acompanhar, está acontecendo no blenderartists.org, o concurso para escolher a imagem que será utilizada na Splash Screen do Blender 2.44, visite o fórum para escolher os candidatos.