Um dos efeitos mais interessantes relacionado à iluminação se chama Caustics, que nada mais é do que o desvio dos raios luminosos por uma superfície curva ou transparente. Esses raios são desviados e em alguns casos, ficam concentrados em um local específico gerando os Caustics. Até pouco tempo atrás a única maneira de gerar esses Caustics no Blender, era com a utilização de um renderizador externo como o YafRay.

Blender e Caustics

Imagem: RCRuiz 

Um usuário chamado RCRuiz está fazendo testes com uma compilação experimental do Blender, na qual ele adicionou uma ferramenta capaz de simular o efeito de Caustics com o renderizador do Blender.

Com essa compilação experimental é possível criar efeitos como os exibidos na imagem abaixo:

Blender e Caustics 2
Imagem: alex

Mas como isso funciona?

Para poder utilizar essas versões de testes, primeiro é necessário visitar o graphical.org e lá fazer o download de uma das versões experimentais. Essa versão deve possuir a ferramenta FCaustics.

As versões experimentais com o FCaustics adicionam algumas novas opções nos materiais e nas lâmpadas. Nos materiais existem opções extras no menu Mirror Transp, como mostra a figura abaixo.

Existem três novas opções chamadas de CausFact, CausMult e CausInt que controlam o fator de caustics, Multiplicador do efeito caustics e a intensidade do caustics respectivamente.

Além dessa nova opção nos materiais, também existe um novo botão na configuração das lâmpadas como mostra a imagem abaixo.

Para utilizar esse efeito, será necessário seguir os seguintes passos:

  1. Criar um material para receber caustics. Isso pode ser feito com a aplicação de um material que tenha o parâmetro TraShadow acionado. Assim esse objeto receberá sombra baseadas na transparência de um objeto. Aplique esse material em um plano ou superfície que receberá os cautics.
  2. Depois crie um objeto que seja transparente (Alpha= 0.1) e que tenha a propriedade RayTransp acionada. Determine que os valores das propriedades do Caustics sejam maiores que 0.
  3. Selecione uma lâmpada e acione o botão FakeCausti.

Agora é só renderizar para visualizar o efeito! Lembre que esse recurso é experimental, então não há garantia alguma que vá funcionar ou que não cause algum tipo de problema na sua instalação do Blender. Você deve tomar cuidado para não utilizar arquivos na renderização que não possuam backup.

Acompanhe o desenvolvimento da ferramenta nesse fórum em espanhol. O mesmo RCRuiz também disponibilizou um vídeo tutorial mostrando como fazer os caustics.

Não existe previsão para que essa ferramenta seja adicionada oficialmente ao Blender, mas já é um bom começo.