Para as pessoas que estavam participando do curso gratuito de Blender 2.44, que estou oferecendo no meu sistema de ensino a distância, estão disponíveis algumas novidades. O curso de

[BP]Blender 3D[/BP] foi atualizado com a aula 04.

Curso gratuito de Blender 2.44 Básico

O assunto dessa aula é a criação de objetos com o Blender, envolvendo a manipulação do cursor 3D, modos de trabalho, criação de objetos e as ferramentas para criar cópias. No final dessa aula, ainda existem dois exercícios para os participantes praticarem um pouco.

Os dois exercícios são voltados à modelagem. Depois que as tarefas estiverem prontas é possível enviar dos arquivos pelo próprio sistema. A última aula que será voltada para renderização e iluminação estará no sistema até sexta. Mas e depois que o curso de Blender estiver terminado? Qual será o próximo?

O próximo curso que estou preparando será de

[BP]Sketchup[/BP], que na minha opinião é uma excelente ferramenta para modelagem, principalmente para as pessoas que estão iniciando na modelagem 3D. Existe pouco material sobre o assunto, principalmente cursos completos em que exista o acompanhamento dos participantes por um professor. Além de ensinar os participantes do curso a utilizar a ferramenta, o objetivo inicial desses cursos gratuitos é testar o modelo de aulas. Quem está acompanhando todos os cursos que disponibilizei, desde o início percebeu uma evolução no formato.

O primeiro curso foi o de Audacity e depois Picasa. Agora com esse curso de Blender, estou colocando em prática algumas melhorias.

  • 100% das aulas em vídeo.
  • Os tópicos foram organizados de maneira a informar o tempo de cada vídeo.
  • Exercícios estão sendo adicionados a cada aula.
  • O Player do vídeo com as aulas está mais customizado

No próximo curso de Sketchup estou prevendo colocar mais material de referência em PDF, como guia de aula e ementários. Quem participar do curso poderá perceber as melhorias. Esse ainda será um curso totalmente gratuito.

A lista de cursos que pretendo fazer no futuro, quando o sistema estiver mais restrito é grande. Por exemplo, estou planejando cursos de Gimp, Illustrator, InkScape, QCAD, Scribus, Indesign, Corel Draw, Flash, Princípios de Animação e outros. Mas como vai funcionar? Já fiz o planejamento e o sistema funcionará por meio de assinatura. Qualquer pessoa interessada nos cursos faz uma contribuição (Calma que será um valor menor que um livro), para ter acesso a qualquer curso durante 30 dias.

Isso mesmo, qualquer curso por um período de 30 dias. Então só vai depender do seu tempo disponível e vontade, para fazer o máximo de cursos. As contribuições para os cursos têm como objetivo arcar com os custos de hospedagem e produção das aulas. Como quero me dedicar a esse sistema cada vez mais, vou reduzir as minhas aulas presenciais e acompanhar os participantes dos cursos, via Skype ou por Chats dentro do sistema, para tirar dúvidas. Sem falar que a duração dos cursos será maior, ficando em torno de 15 horas no mínimo. Outro diferencial será a periodicidade de lançamento de novos cursos, que será de uma semana. Então a cada semana um novo curso estará disponível no sistema.

Para finalizar, todas as pessoas que concluírem o curso, assistindo todas as aulas e realizando todos os exercícios, recebem um certificado de conclusão! Estou cuidando dos trâmites burocráticos relacionados a esse assunto, mas quero implementar a idéia.

Estou empolgado com a idéia e pretendo fazer o sistema funcionar de maneira correta, para que os cursos se desenvolvam sem maiores problemas. Com um sistema como esse posso dedicar uma boa parte do meu tempo ao que mais gosto de fazer, que é estudar e pesquisar assuntos relacionados à computação gráfica e design, para montar cursos e aulas interativas!

Assim que tiver mais novidades, publico por aqui.