Você já ouviu falar sobre o Bryce? Caso nunca tenha ouvido falar, essa é uma ferramenta para modelar e animar cenários virtuais e paisagens. Para efeito de comparação poderíamos comparar o Bryce com o Vue, que também possui função semelhante. Pois a empresa que desenvolve o Bryce, chamada DAZ3D está oferecendo a versão 5.5 como um download gratuito. Apesar de não ser a versão mais recente da ferramenta, que está na sua versão 6, custando aproximadamente 100 dólares.

Interface do Bryce

Fonte: http://www.bitwisemag.com

A história do Bryce já vem de longa data, desde a época em que a ferramenta estava nas mãos da canadense

[BP:215]Corel[/BP]. Apesar de possuir uma interface até certo ponto “diferente”, nunca achei o Bryce muito profissional ou até mesmo fácil de utilizar. Reparem na imagem da interface, a organização e tamanho dos botões, que são exageradamente grandes! O que faz a sua interface ser muito semelhante ao Poser. O fato da interface não ser muito fácil e a falta de vários recursos mais sofisticados, faz essa versão ser mais recomendada para as pessoas que estejam interessadas em treinar! Para trabalhos profissionais de alto nível, o mais indicado para paisagens ainda é o Vue.

Mas nem tudo está perdido, existe sim uma função para a qual o Bryce 5.5 pode ser muito útil em ambientes profissionais. Você alguma vez já precisou de uma [BP]fotografia[/BP] de céu claro? Ou à noite? Com poucas ou muitas nuvens? Bem, esse sempre foi um grande problema na hora de fazer a composição. Mas com ferramentas como o Bryce e Terragen, podemos criar de maneira muito fácil e rápida esse tipo de imagem.

A versão 6 é a única compatível com Mac`s rodando processadores Intel, então caso você esteja utilizando um Mac, ainda com processador PowerPC, provavelmente a versão 5.5 não irá funcionar corretamente.

Aproveitando que estamos falando sobra a DAZ3D, eles são os desenvolvedores de outra ferramenta chamada Hexagon 2, voltada exclusivamente a modelagem. Vários artistas 3D utilizam essa ferramenta, como é possível perceber fazendo uma visita aos fóruns do subdivisionmodeling.com. No sítio oficial da DAZ3D existem alguns vídeos de demonstração, mostrando o processo de modelagem com o Hexagon. Se você for visitar a DAZ3D, não custa nada conferir os vídeos, que por sinal são muito bons, e ainda por cima, você vai conhecer uma nova ferramenta.

Quase que eu esquecia o link para o download do Bryce 5.5! 🙂