Um tutorial muito interessante foi publicado por um artista chamado Lukasz Szeflinski, mostrando como modelar, texturizar e iluminar um cenário de ruína urbana. Toda a cena foi produzida utilizando o

[BP:257]3dsmax e V-Ray[/BP], o tutorial mostra todo o processo de configuração da cena, utilizando imagens e vídeos. Algumas ferramentas extras como o BodyPaint 3D e [BP:257]Photoshop[/BP] foram utilizadas para ajustar as texturas, assim o artista tinha um preview mais detalhado de como ficaria o resultado final.

Tutorial 3ds max

Apesar de o autor omitir algumas partes do processo ao longo do tutorial, como o trabalho de mapeamento com Unwrap, algumas dicas interessantes são mostradas ao longo do trabalho. Por exemplo, o sistema de iluminação com apenas duas fontes de luz no V-Ray. Devo confessar que sempre fico impressionado com a qualidade do Render obtida pelo V-Ray, para ambientes arquitetônicos e cenários. Acho que isso explica o grande domínio que ele exerce no mercado.

Espero que com a próxima versão do YafRay, chamada de Yaf(a)Ray ou seria a versão 0.1.0, provavelmente deve ganhar uma versão RC1 nas próximas semanas, segundo as mensagens nos fóruns do sítio oficial do YafRay. Pelas imagens apresentadas nos testes dos usuários, a qualidade das imagens será muito boa.

Para quem quiser conferir o tutorial, visite essa página: http://www.itsartmag.com/features/ruins/Ruins1.html