Uma entrevista muito interessante com o pessoal do Blur Studio, foi publicada na revista It`s Art Magazine. A entrevista fala sobre o modo de trabalho do estúdio, seu novo curta chamado A Gentlemen`s Duel e outros assuntos relacionados à computação gráfica. Para começar, caso você não conheça, o Blur Studio é uma das melhores produtoras 3D do mercado americano, sendo responsáveis por várias animações e vídeos para jogos.

Blur Gentlemen`s

O estúdio foi fundado por Tim Miller e David Stinnett, que eram funcionários da

[BP]Sony[/BP] Pictures ImageWorks e decidiram sair para fundar o seu próprio estúdio de animação. Isso foi há quase 10 anos! Hoje eles já são respeitados na indústria, pelos seus trabalhos e curtas de animação muito bem produzidos.

Vários pontos interessantes me chamaram a atenção na entrevista, como uma mudança inesperada na base tecnológica do estúdio! Sim, o Blur era um dos maiores nomes na utilização do

[BP:257]3ds Max[/BP], mas ao que parece eles estão migrando para o SoftImage XSI, inclusive toda a parte de animação do último curta deles foi totalmente produzido no XSI. Na entrevista fica bem claro também que a experiência com o XSI foi positiva, os animadores tiveram mais facilidade em trabalhar com o XSI para animação. Seria esse um ponto negativo para a [BP:257]Autodesk[/BP]?

Agora sobre a produção do seu último curta, A Gentlemen`s Duel. Todo o trabalho de produção foi financiado pelo próprio estúdio, que bancou todos os artistas. Mas porque eles fazem isso? Não ganham nada? Bem, aqui os “lucros” são indiretos, com reconhecimento e expertise. No futuro o pessoal do Blur pensa em investir nas animações em longa metragem, partindo para o mercado de cinema. Será que podemos esperar uma nova Pixar? Bem, eles deixaram claro que essa é a intenção! Pela qualidade dos trabalhos, podemos esperar ótimas animações e histórias.

Um aspecto interessante da entrevista foi que eles deixaram bem claro que o maior tempo gasto em uma animação é na história! Caso a história não seja boa, não existe render, por mais bonito e realista que compense uma história pobre e sem apelo narrativo.

Como falei muito sobre o novo curta em animação da Blur, aqui vai o Trailer:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UaT1zdZkvN4

http://www.youtube.com/watch?v=UaT1zdZkvN4

A história mostra a disputa entre dois cavalheiros, lutando em seus robôs gigantes. A animação é muito bem feita!