Um concurso muito interessante está sendo realizado nos fóruns do blenderartists. O objetivo desse concurso é criar a melhor imagem com fractais, apenas utilizando scripts em Python. Isso mesmo, não é permitido modelar absolutamente nada na 3D View. Tudo deve ser criado e configurado com a utilização de Scripts. Funciona da seguinte forma, os usuários escrevem o código todo em Python e depois executam os comandos com a tecla ALT+P, dentro do

[BP:257]Blender[/BP]. No final uma imagem com fractais deve ser renderizada.

Blender e Fractais

Autor da imagem: Koba

Até agora apenas 5 usuários, ou deveríamos chamá-los de malucos? Apresentaram imagens criadas com essa metodologia. Entre as imagens apresentadas, a que está ilustrando esse artigo é a minha favorita. Já pensou modelar isso? Como os fractais podem ser criados de maneira mais fácil com as estruturas de repetição do Python, fica mais rápido construir essas estruturas. Criar esses modelos manualmente seria muito dispendioso.

Você quer testar os códigos para ver se funciona mesmo, pois faça o seguinte. Visite essa página no fórum blenderartists e verifique os fractais disponíveis lá. Assim que você encontrar uma imagem que seja do seu interesse, verifique o código que está acompanhando a imagem, na parte inferior. Selecione esse texto, copie e cole o código em um software como o bloco de notas ou similar, não use o Word um processador de textos! Isso pode vai prejudicar o Script. Salve o arquivo com a extensão PY ou TXT.

Blender e Fractais - Python

Copie esse código

Abra o Blender e crie uma janela do tipo Text. Assim que essa janela estiver aberta, abra o arquivo de texto dentro dessa janela. Depois pressione a tecla ALT+P, para executar o Script. Caso o seu computador não seja muito rápido, recomendo paciência. Alguns desses scripts consomem uma quantidade razoável de recursos do computador, então tenha paciência e aguarde que a sua imagem vai aparecer.

Ah! Caso você faça uma visita, não se esqueça de deixar o seu voto!