A versão final do Yaf(a)Ray ou o YafRay 0.1.0, ainda não foi lançada, mas os testes continuam a todo vapor nos fóruns do YafRay. Dessa vez um usuário chamado Kronos, realizou vários testes de renderização, a maioria deles com cenários e modelos arquitetônicos. Como vocês podem perceber pelas imagens, a qualidade do render está muito boa! Para ajudar os usuários que ainda estão se familiarizando com as novas funções do Yaf(a)Ray, as cenas que o Kronos utilizou para gerar essas imagens foram disponibilizadas para download, isso mesmo. No fórum ele publicou um link para fazer o download dessas cenas completas, com todas as configurações do Yaf(a)Ray.

Yaf(a)Ray - Kronos

Autor: Kronos

Para as pessoas que estão interessadas em fazer o download das cenas, para que elas possam ser renderizadas no

[BP:215]Blender[/BP], você precisará fazer o download da versão de testes do Yaf(a)Ray e uma versão otimizada do Blender. Caso contrário, as cenas podem não apresentar as mesmas características de iluminação e materiais apresentadas nas imagens.

Yaf(a)Ray - Kronos Cozinha Shade

Autor: Kronos

Yaf(a)Ray - Kronos Cozinha Render

Autor: Kronos

Para aprender um pouco mais sobre o Yaf(a)Ray, visite esse artigo em que comento algumas das novidades apresentadas nessa nova versão. O download dos arquivos com as cenas pode ser feito nos fóruns do YafRay, em que o Kronos disponibilizou os links. Existem duas páginas no post, com os arquivos. As páginas são as seguintes:

  • Imagens e explicação, página 10
  • Links para os arquivos .blend, página 11

Só para que conste aparentemente a renderização foi bem rápida. O Kronos divulgou a configuração do seu computador, que é um P4 de 1.8 GhZ e 768 de RAM. Como os tempos de render estão na legenda da imagem, podemos fazer comparações de velocidade.

Tudo isso só aumenta a expectativa sobre o lançamento do Yaf(a)Ray, só esperemos que ele não demore muito. Já estamos em Julho e o código está sendo desenvolvido desde Setembro do ano passado, que foi o mês em que essa versão alternativa do YafRay surgiu.