Para modelar em 3D existem várias técnicas e ferramentas, sem sombra de dúvida uma das técnicas que oferece maior flexibilidade para modelagem orgânica, modelagem de produtos e formas com curvas complexas é o NURBS. Mas são poucas as ferramentas 3D que oferecem uma gama de opções para trabalhar satisfatoriamente com NURBS. Entre as ferramentas que oferecem um suporte fantástico a modelagem com NURBS, podemos destacar o Rhino, Maya e o Softimage. Até ferramentas como o poderoso famoso

[BP:215]3ds Max[/BP], nas suas primeiras versões oferecia um suporte muito podre a modelagem por NURBS, fazendo com que os artistas 3D que utilizam o Max a bastante tempo, praticamente ignorem esse tipo de modelagem, focando seus esforços apenas na subdivisão.

Moi 3D

Moi 3D

Semana passada, descobri uma ferramenta muito interessante chamada Moi 3D, que é uma abreviação de Moment of Inspiration. A ferramenta não é Open Source, mas como ainda está em estágio Beta seu download é gratuito. Segundo o seu criador, chamado Michael Gibson, o objetivo desse software é oferecer uma ferramenta de modelagem, que possa ser facilmente usada com uma tablet, sem a necessidade de recorrer a comandos e atalhos de teclado. O Moi é um híbrido entre uma ferramenta de CAD e modelagem, de maneira semelhante ao Rhino. Inclusive o formato de arquivo utilizado pelo Moi é compatível com o Rhino.

Nota: Michael Gibson é um dos desenvolvedores originais do Rhino.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre o projeto, existe uma entrevista em que o Michael Gibson fala sobre como foi trabalhar na criação do Moi. Uma comparação interessante é feita na entrevista, em que o Moi é comparado ao SketchUp, só que para projetos que envolvem CAD. Então se você é usuário de ferramentas CAD e está cansado das teclas de atalho, fique tranqüilo. Pelo menos com o Moi você pode ter uma salvação alternativa.

Ferramentas Moi

Ferramentas de modelagem

Apesar de estar em estágio Beta, à ferramenta já oferece uma série de opções avançadas para a modelagem. Infelizmente só existe versão Windows. Aproveite e faça o download enquanto ele ainda é gratuito!