O portal 3dm3.com publicou um tutorial mostrando todo o processo de modelagem e composição de uma personagem de fantasia. O nome da personagem é Kehel, que é uma guerreira élfica. O autor da imagem se chama Emiliano Calisto. Recomendo a todos as pessoas que queriam aprender o processo de modelagem para personagens, visitar o artigo, mesmo que ele não entre em detalhes específicos sobre as ferramentas utilizadas, podemos acompanhar o desenvolvimento e todas as etapas pelas quais um modelo com essa complexidade passa. Sem falar que o modelo focou muito bom!

Kehel Warrior

Segundo o artigo, esse é um processo de envolveu basicamente três ferramentas:

  • Modo
  • Softimage XSI
  • [BP:215]Photoshop[/BP]

Toda a parte de modelagem foi realizada no Modo, que também foi utilizado para gerar os mapeamentos para as texturas da personagem. As referências de modelagem foram retiradas de fotografias, desse sítio WWW.3d.sk. Por sinal, essa é uma ótima dica para fotografias de referência, todas gratuitas.

Depois que o modelo estava pronto, foi à vez de utilizar o XSI para fazer o refinamento do modelo, assim como configurar o personagem. Assim foi possível colocar o modelo nas poses desejadas pelo artista, já que o Modo não consegue fazer isso. Segundo o artista, um dos processos que levou mais tempo na configuração do personagem, foi o ajuste no peso dos vértices, para que os ossos do esqueleto (bones), pudessem deformar o modelo. Isso não é uma característica só desse modelo, todos os artistas que estão começando a trabalhar com [BP]animação de personagens[/BP], se desanimam quando percebem que precisam configurar praticamente todo o modelo, em detalhes para conseguir uma boa deformação.

Kehel Warrior - Wireframe

As texturas são baseadas em fotografias, editadas no photoshop para adicionar sujeira e um aspecto mais envelhecido. Para a iluminação, não foi utilizada nenhuma técnica de iluminação global, apenas quatro luzes do tipo área no Softimage e soft shadows. Para finalizar, o Photoshop foi utilizado para fazer a correção de cor, com alterações no brilho, contraste e adição de alguns filtros na imagem. Esse foi o fluxo de trabalho do artista para criar a imagem. Para visualizar o artigo completo, visite o 3dm3.com ou então esse endereço alternativo, no twistted moon.com.