Ontem eu estava fazendo algumas pesquisas sobre Modelagem arquitetônica com o Blender, quando descobri o sítio de um artista da Polônia, com algumas imagens fantásticas. O nome do artista é meio complicado para nós, ele se chama Krzysztof Nowacki. No seu portfólio está uma indicação clara de que todo o seu trabalho é desenvolvido com o Blender.

Blender e arquitetura

As imagens bem produzidas e apresentam muitos detalhes como vegetação, carros e em algumas imagens pessoas. Vale à pena fazer uma visita para conhecer o trabalho. Fico me perguntando se o artista utilizou Ambient Occlusion para as imagens ou YafRay? Pelo tamanho dos projetos, a aplicação de AO levaria o tempo de render as alturas, principalmente em resoluções mais altas.

Com o YafRay ele teria as imagens em um tempo bem menor, mas qualquer tentativa de utilizar partículas para fazer grama, por exemplo, estaria prejudicada sendo necessário recorrer a velha e boa montagem no Gimp ou Photoshop. O melhor mesmo seria gerar a iluminação desses projetos maiores sem a utilização de nenhuma técnica de Global Illumination, isso com certeza ajudaria muito na renderização.

Não existe nenhum tipo de material para download no sítio, só o portfólio mesmo. Isso prova que o Blender pode sim, ser utilizado como ferramenta para criar maquetes eletrônicas de qualidade. Visite o portfólio de modelagem arquitetônica aqui.

Alguns exemplos legais de aplicação do Blender, para produção de

[BP:215]maquetes eletrônicas[/BP] também podem ser encontrados no portfólio do Yorik! Sim, os trabalhos dele são muito legais. Inclusive, alguns dos modelos 3D que ele mostra no portfólio são mais complexos que os apresentados no portfólio do Krzysztof Nowacki.

Visite os dois portfólios e veja alguns dos melhores trabalhos desenvolvidos com Blender, para visualização arquitetônica. Eu sempre digo aos meus alunos que essa área, de visualização arquitetônica é a maneira mais rápida de entrar no mercado de computação gráfica, no sentido profissional. Não por ser uma tarefa fácil, mas porque a demanda por esse tipo de produto é maior. Quando criamos uma animação, comercializar esse trabalho é muito difícil, poucas pessoas pagam para assistir. O mercado de animação para comerciais, exige um nível de qualidade muito alto, para animações.

A curva de aprendizagem é maior. Mas não pense que só o fato de conhecer uma ferramenta 3D, fará com que chovam oportunidades na área de visualização arquitetônica. Como eu já disse antes, você precisa de um bom portfólio e oferecer garantias aos clientes, para poder pegar grandes projetos.

Dificilmente uma empreiteira vai passar um projeto de 500 mil reais, para um estúdio ou artista que não ofereça um mínimo de garantias que pode produzir material com qualidade e no prazo. Ninguém sobrevive só de pequenos projetos, para receber mais, precisamos pensar mais alto.