Está disponível para download a revista CG Chosen número 5, que tem como tema a criação de cenários virtuais. Caso você não conheça, essa é uma revista eletrônica gratuita sobre, artes digitais. Os assuntos abordados variam desde a modelagem e renderização até a pintura com o

[BP:215]Photoshop[/BP] e [BP:215]Painter[/BP]. Para as pessoas interessadas em aprender, como fazer ambientes virtuais, principalmente usando vegetação, a revista mostra ótimos exemplos, desde renderizações até pinturas no photoshop.

Revista CG Chosen

As primeiras páginas da revista mostram apenas imagens, com uma extensa galeria. Mas depois começam as reportagens mais técnicas, mostrando o processo de criação de algumas cenas. A primeira mostra uma floresta, com uma cabana de madeira. Tudo criado no 3ds Max 9, o artista mostra até como organizou as texturas, que são um ponto fundamental para esse tipo de cena. Afinal, a modelagem 3d aqui até pode ser resolvida usando texturas e mapas do tipo Displacement. Outra parte interessante desse tutorial mostra como o autor utilizou texturas e mapas com canal alpha, para fazer os cipós que ficam pendurados entre as árvores.

Esse é o único cenário produzido totalmente em 3D, que aparece em mais detalhes na revista. Os outros são provenientes de pinturas no photoshop. Então se você tem curiosidade para aprender o processo de criação, desses artistas, recomendo o download. Para fazer o download da revista, visite esse link no portal 3dm3.com.

Gostou desse tipo de renderização? Infelizmente o Blender não é especializado em produzir renderizações de paisagens. Caso você queira começar a produzir esse tipo de imagem, minha recomendação é começar com a versão PLE do Vue 6, ferramenta especializada na criação e renderização de cenários virtuais.

Outra ferramenta gratuita para uso não comercial é o Terragen, que é muito mais leve e acessível que o Vue. A versão gratuita possui apenas uma limitação no tamanho das imagens geradas, mas pode ser usada para gerar cenários e imagens de fundo para animações e renderizações não comerciais. Então, se você é estudante, precisa gerar uma imagem de fundo para seus trabalhos acadêmicos, use o Terragen.