Para as pessoas interessadas em aprender como modelar um carro em 3D, usando o

[BP:215]3ds Max 9[/BP] o 3dm3.com publicou essa semana, mais um tutorial sobre o assunto. Dessa vez o processo é explicado em mais detalhes, tanto que o tutorial está dividido em duas partes, sendo essa a primeira. Além de ser mais detalhado, o modelo 3d abordado é de um carro bem mais simples, apresentando até um estilo meio cartoon. Diferente daqueles tutoriais que propõe a modelagem de carros esporte, com curvas complexas e vários detalhes na geometria.

Tutorial 3ds Max: Modelagem de carros

O tutorial é todo focado na modelagem por subdivisão, usando os objetos do tipo Poly do 3ds Max. Tudo começa com o contorno do modelo, sendo criado com curvas. As curvas no caso são Splines, posteriormente convertidas para Poly.

Depois de uma rápida edição, as curvas se transformam em geometria 3D. Para ajudar na modelagem, um modificador to tipo Symmetry é adicionado. Esse modificador funciona como um Mirror, presente em outras ferramentas 3D.

Assim que o modelo está espelhado, o processo se resume a uma seqüência de extrudes, para criar a geometria necessária. Por exemplo, para o espaço em que estão as rodas do carro, o artista seleciona o espaço correspondente na carroceria do carro, com as arestas selecionadas ele aplica alguns extrudes para criar a geometria necessária.

Com a geometria do modelo pronta, o artista parte para a criação de alguns detalhes como o vidro do carro. Para fazer essa parte, ele aplica antes um collapse no modelo, para que os modificadores; Editable Poly e Symmetry sejam aplicados em definitivo ao modelo. Com um objeto único, agora ele seleciona as arestas no contorno da abertura do vidro, aplica um extrude e depois faz a união de todos os vétices resultantes com o Weld.

Para suavizar o modelo, ele aplicou um modificador Mesh Smooth. Caso você tenha curiosidade de conhecer o processo de modelagem, recomendo visitar o 3dm3, para acompanhar o processo de modelagem.

Como o modelo é simples e as ferramentas utilizadas são comuns a todas as suítes 3D, podemos aplicar os mesmos conceitos no Blender ou no Maya, com muita facilidade.